Tradicionalmente, os agricultores da Serra se reúnem em 2 de fevereiro, em frente ao Santuário de Caravaggio, em Farroupilha, para pedir proteção. A Romaria Votiva é um dia marcado pela fé e devoção por Nossa Senhora de Caravaggio. A expectativa é reunir mais de 300 agricultores, que irão se deslocar até a esplanada da Igreja, nesta quinta-feira (2), para receber bençãos a um dos instrumentos de trabalho de quem vive no campo. Durante a colheita, os produtores agradecem pelos frutos colhidos e pedem proteção para o trabalho e, sobretudo, à natureza. A festa, que ocorre há 123 anos, é fundamental para lembrar o cuidado com a vida e o meio ambiente.
A celebração começa às 8h, com uma missa. A benção das máquinas agrícolas está agendada para às 10h. A programação começou em 24 de janeiro, com celebrações que envolvem as comunidades de Farroupilha, Pinto Bandeira, Nova Roma do Sul, Caxias do Sul e Flores da Cunha. Já o dia festivo é nesta quinta-feira. O lema desta edição é “Fonte viva e copiosa, rogai por nós”, que remete à importância da água em um momento de estiagem no Estado. Lembra também a relação de Nossa Senhora de Caravaggio com a água, já que na Itália um dos milagres atribuídos a ela foi o surgimento de uma fonte.
O reitor do Santuário, padre Ricardo Fontana, aponta que Nossa Senhora é conhecida como Maria da Fonte, como Nossa Senhora da Fonte. Em cada celebração, as paróquias demonstram emoção, entrega e devoção. Os líderes de cada comunidade levam até o altar símbolos representando suas localidade e cestas de frutas, resultado do trabalho árduo dos agricultores de cada paróquia.
O reitor lembra ainda que a Romaria Votiva nasceu devido a uma severa estiagem que atingiu a região da Serra, no final do século 19. Cerca de 19 localidades nos arredores do Santuário de Caravaggio foram castigadas pela falta da chuva. Depois de mais de seis meses de seca, os moradores decidiram realizar, dia 2 de fevereiro de 1899, uma procissão para implorar a graça da chuva. Eles caminharam de várias cidade vizinhas em oração e penitência, afim de suplicar a intercessão de Nossa Senhora.
— Estamos celebrando uma memória de um voto que aconteceu em 1899, de uma grande graça alcançada em nossa região por meio de Nossa Senhora de Caravaggio. Várias regiões do nosso Estado enfrentaram uma estiagem de seis meses. O nossos agricultores, o povo da nossa região resolveu fazer uma procissão implorando a graça da chuva. Imagine o povo perdendo todas as suas plantações, os animais morrendo sem água? O povo recorreu a Caravaggio para pedir a graça da chuva — destaca ele.
Ele afirma que a graça foi alcançada e, no mesmo dia, choveu torrencialmente na região. Assim, a cada ano, os produtores voltam ao Santuário para orar e renovar o pedido. Os agricultores e familiares rezam para pedir proteção ao trabalho no campo, pela colheita e pelas condições climáticas, essenciais à produção:
— Voltamos àquele 2 de fevereiro, que era um dia quente e com um certo vento que não era de chuva. Era um vento seco e tinha algumas nuvens tímidas. Ao finalizar a celebração, as nuvens foram se fechando e veio uma viva e copiosa chuva, abundante, que fez com que as fontes pudessem ser renovadas. Por isso, olhando para a fonte que está no interior do Santuário e para as mudanças climáticas dos últimos tempos, escolhemos como lema "Fonte viva e copiosa, rogai por nós".
O reitor destaca ainda que a expectativa é de um bom público para receber as bençãos. Para ele, um termômetro é a presença maior de pessoas nas noites das novenas, que, segundo relatos de moradores e dos padres, como Alcindo Trubian, que vive há mais de 30 anos no Santuário, é superior a todos os outros anos.
Programação comemora 60 anos do Santuário
A programação para comemorar os 60 anos do Santuário novo segue ao longo de 2023. Inaugurado em 2 de fevereiro de 1963, o prédio principal também é conhecido como santuário novo porque, no complexo religioso também há o santuário antigo. Como parte das celebrações, o local está com novos vitrais. Em um deles, na parte esquerda para quem está de frente para o altar, está escrito o lema da Romaria Votiva.
Quem doou recursos para investimentos na igreja será homenageado em dia 25 de março. Já a 144ª edição da Romaria de Caravaggio ocorre dos dias 26 a 28 de maio e a inauguração da Praça das Bandeiras, com a representação dos 33 municípios que compõem a Diocese de Caxias do Sul, dia 8 de setembro.
Programação desta quinta-feira
:: 8h — Missa
:: 10h — Missa Solene e bênção das máquinas agrícolas.
:: 12h — Almoço Festivo
:: 15h — Missa
:: 17h — Missa
:: 18h — Récita do Terço