Um dos mais tradicionais eventos religiosos entre agricultores da região, a Romaria Votiva de Caravaggio, em Farroupilha, chega neste ano na 123ª edição. A programação, lançada nesta quinta-feira (12), abre as atividades alusivas aos 60 anos do chamado novo Santuário de Caravaggio. A novena começa no dia 24 de janeiro e o dia festivo será em 2 de fevereiro. O lema desta edição é “Fonte viva e copiosa, rogai por nós”.
O assunto remete à importância da água em um momento de estiagem no Estado e também lembra a relação de Nossa Senhora de Caravaggio com o líquido, já que quando, na crença católica, ela fez o milagre na Itália surgiu uma fonte no local. Além disso, a própria Romaria Votiva nasceu devido a uma procissão de agricultores da região que sofriam com a estiagem em 1889. O dia 2 de fevereiro marca a data da procissão. No mesmo dia, choveu torrencialmente na região.
Durante o lançamento da programação deste ano, o padre Ricardo Fontana, reitor do Santuário de Caravaggio, lamentou as perdas na agricultura causadas pelo granizo nesta semana. Contou que recebeu a visita de produtores rurais afetados e se impressionou com a resiliência deles diante da situação.
– A gente se solidariza. Fazemos nossa prece aos agricultores, mas ao mesmo tempo eles têm um olhar vivo de esperança – disse.
A Romaria Votiva terá o envolvimento de nove paróquias da Diocese de Caxias do Sul. O reitor do Santuário, que está prestes a completar um ano à frente do Santuário de Caravaggio, destacou o envolvimento comunitário para a realização da Romaria, que terá a tradicional bênção às máquinas agrícolas.
60 anos do Santuário
A programação para comemorar os 60 anos do santuário novo segue ao longo do ano, com homenagem a quem doou recursos para investimentos na igreja no dia 25 de março, a 144ª edição da Romaria de Caravaggio nos dias 26 a 28 de maio e a inauguração da Praça das Bandeiras, com a representação dos 33 municípios que compõem a Diocese de Caxias do Sul, no dia 8 de setembro.
Como parte das celebrações, o santuário está com novos vitrais. Em um deles, na parte esquerda para quem está de frente para o altar, está escrita a frase que lema da Romaria Votiva. O prédio também foi pintado interna e externamente. O investimento, captado por meio da Campanha Benfeitores de Caravaggio, foi de R$ 900 mil. Outros R$ 270 mil estão sendo buscados para que a cúpula da igreja seja revestida com cobre patinado, como forma de evitar infiltrações. O prédio principal também é conhecido como santuário novo porque no complexo religioso também há o santuário antigo.
Infraestrutura e meio ambiente
Durante a coletiva concedida à imprensa após o lançamento da Romaria Votiva, o padre Ricardo Fontana ressaltou a importância da preservação ambiental, citando principalmente os cuidados com as fontes de água. Ressaltou que a abertura excessiva de poços artesianos e a poluição de rios são preocupações para a sociedade. E apontou que o próprio santuário precisa tratar a água fornecida aos fiéis. Nesse sentido, destacou que a região carece de investimentos em tratamento de esgoto.
Sobre a Romaria de Caravaggio, explicou que o cuidado com a logística de entrada e saída é um dos pontos críticos. Pediu ao governo do Estado que providencie o recapeamento da Rodovia dos Romeiros, que vai do trevo da Santa na RS-453 até o Santuário, e também sugeriu a duplicação da rodovia.
Programação da Romaria Votiva:
- 24 de janeiro – Paróquia Nossa Senhora de Caravaggio
- 25 de janeiro – Paróquia São Pedro e São Paulo (Nova Roma do Sul)
- 26 de janeiro – Paróquia Santo Antônio (Caxias do Sul)
- 27 de janeiro – Paróquia São Marcos (Farroupilha)
- 28 de janeiro – Paróquia Santa Cruz (Nova Milano)
- 29 de janeiro – Paróquia Jesus Ressuscitado (Farroupilha)
- 30 de janeiro – Paróquia N. Sra. do Rosário de Pompéia (Pinto Bandeira)
- 31 de janeiro – Paróquia Jesus Bom Pastor (Farroupilha)
- 1º de fevereiro – Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Farroupilha)
2 de fevereiro, dia festivo
8h - Missa
10h - Missa Solene e bênção das máquinas agrícolas
12h - Almoço festivo
15h - Missa
17h - Missa
18h – Récita do Terço