Os últimos dados sobre a dengue divulgados pelo governo do Estado acendem um alerta na Serra. Em uma semana, o número de municípios em regiões consideradas de alto risco de contaminação subiu de sete para 12. Estão na lista Caxias do Sul, Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Protásio Alves, Farroupilha, Antônio Prado, Flores da Cunha, Ipê, Nova Pádua, Nova Roma do Sul e São Marcos.
Para ser considerada região de alto risco é levada em conta a taxa de incidência de casos suspeitos de dengue notificados. A média é estipulada em cima de uma base histórica de registros de 2015 a 2021.
No total, 36 municípios da Serra têm infestação por dengue, segundo a Secretaria de Saúde do Governo do Estado. Entra nessa classificação a cidade em que o levantamento do índice de infestação detectou a presença do Aedes Aegypti nos domicílios. Ao ser declarado como infestado, um município só sai dessa classificação ao permanecer 12 meses consecutivos sem identificar novos focos. Também é necessário atender a outros critérios, como a comprovação de efetiva vigilância e o registro das atividades nos sistemas de informação.
As recomendações para municípios e moradores são a busca de apoio nas Coordenadorias Regionais de Saúde, aplicação do Plano de Contingência Municipal, aplicação do Protocolo de manejo clínico e classificação de risco e manter os cuidados de eliminação de criadouros e prevenção a arboviroses, doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos.
Orientações para evitar a proliferação:
- Limpar com escovação semanal o recipiente de água dos animais domésticos
- Recolher o lixo do pátio
- Colocar o lixo ensacado para ser recolhido pela Codeca
- Recolher pneus inservíveis e armazená-los em locais secos e protegidos da chuva, ou encaminhá-los à Central de Armazenamento de Pneus Inservíveis da Codeca
- Tampar caixas d’água
- Colocar telas milimétricas em caixas d’águas descobertas, reservatórios de captação de água da chuva e nos ralos
- Limpar as calhas
- Semanalmente, lavar e escovar piscinas plásticas, trocando a água
- Eliminar os pratinhos das plantas.
Fonte: Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul