O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) alerta para o número de casos de dengue acima do normal neste início de 2023 no Rio Grande do Sul. Em comunicado de risco, emitido na segunda-feira (23), sete municípios da Serra aparecem acima do Limite Superior Endêmico (LSE) registrado nos últimos anos.
Farroupilha, Antônio Prado, Flores da Cunha, Ipê, Nova Pádua, Nova Roma do Sul e São Marcos receberam a recomendação para que cuidados sejam reforçados contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
Nas primeiras três semanas do ano, conforme o comunicado, 202 casos da doença foram notificados. O número é 59% maior do que o registrado em 2022, no mesmo período. Segundo o Cevs, das 30 regiões do Estado, 23 estão com casos acima do limite.
O Centro avalia o cenário da dengue semanalmente e informou no comunicado anterior, referente ao período analisado até o dia 14 de janeiro, que 13 regiões constavam com casos acima.
As recomendações para municípios e moradores são a busca de apoio nas Coordenadorias Regionais de Saúde, aplicação do Plano de Contingência Municipal, aplicação do Protocolo de manejo clínico e classificação de risco (afim de evitar casos graves e óbitos) e manter os cuidados de eliminação de criadouros e prevenção a arboviroses.