Agentes da Guarda Municipal (GM) de Caxias do Sul salvaram a vida de uma bebê de apenas 12 dias por volta das 23h desta quarta-feira (11). De acordo com o relato da Guarda, durante a realização de apoio à equipe de Fiscalização de Trânsito no bairro Cidade Industrial, a guarnição foi abordada por ocupantes de um Corsa de cor prata, que informaram que sua filha estava se engasgando.
A partir disso, o guarda municipal Márcio Ramos Laguna deu início aos procedimentos de primeiros socorros, utilizando a Manobra de Heimlich. Essa técnica é utilizada para desobstruir as vias aéreas e consiste em apoiar o bebê sobre o braço, com a cabeça mais abaixo do que o restante do corpo, e dar tapas com a mão no meio das costas da criança. Simultaneamente, os servidores Carlos Alberto Dalbosco e Ricardo Borges Maciel acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
De acordo com Laguna, a mãe havia dado de mamar para a menina e ela acabou se engasgando. Quando ele segurou a bebê, percebeu que as pálpebras estavam bem escuras e o nariz e boca cheios de leite.
— Coloquei ela de cabeça para baixo e comecei a massagear as costas dela. No momento que eu peguei a nenê, ela estava bem molezinha. Eu comecei a massagear e, naquele momento que a gente estava no escuro, ela deu duas tossidinhas e começou a se mexer. Depois disso, fui para calçada e continuei massageando até a chegada do Samu — disse o agente.
Após o procedimento, a bebê foi encaminhada para atendimento médico e liberada logo na sequência.
Confira o vídeo do salvamento realizado pelos agentes da Guarda Municipal: