Há mais de um dia, dois postes bloqueiam o trânsito na Rua Professor Marcos Martini, no bairro Santa Cantarina, em Caxias do Sul. As estruturas de madeira caíram durante o temporal de quinta-feira (26), por volta das 16h15min, e seguem no meio da via, bloqueando o trânsito no local. Os moradores das redondezas reclamam que não conseguem obter uma previsão de retirada dos postes.
As linhas de ônibus 47 e 37, por exemplo, precisam desviar pelas ruas Antônio Rossato, Olímpio Stumpf e Dom João Batista Scalabrini, para retornar à Rua Professor Marcos Martini. A moradora do local e funcionária de uma mecânica que funciona onde caíram os postes, Marli Vegher, conta que a queda acabou prejudicando o abastecimento de energia elétrica na casa dela. Segundo ela, o fornecimento só foi restabelecido às 9h desta sexta (27).
— Meu marido trabalha em casa e só conseguiu voltar a trabalhar depois que voltou a luz. Quando a RGE teve aqui, falaram que os postes são da Oi, liguei para a ouvidoria da operadora e me informaram que eles têm 10 dias para remover os postes. Imagina 10 dias? — comenta Marli.
A RGE, através da assessoria de imprensa, informa que os postes são exclusivamente de redes de telecomunicações, não sendo de responsabilidade da distribuidora de energia elétrica.
A reportagem contatou a operadora Oi e a concessionária RGE pedindo informações sobre a situação dos postes, a previsão de retirada das estruturas e de quem é a responsabilidade, mas até a publicação desta reportagem, não houve retorno.