CORREÇÃO: a rede KFC não está instalada no Bourbon San Pellegrino, em Caxias do Sul, mas sim na unidade de Novo Hamburgo do Bourbon. A informação errada permaneceu publicada das 18h do dia 27 de janeiro até as 9h45min do dia 30.
A vinda para Caxias do Sul de grandes redes internacionais do setor de alimentos, Starbucks, Outback e KFC, tem criado muito burburinho nos comentários nas redes sociais. Se as novidades têm causado toda essa alegria para o público, imagina para os investidores e para os shoppings. A movimentação nos bastidores dos grandes centros comerciais também tem gerado uma projeção positiva de expansão para o setor de shoppings neste ano no município. Além de criar novos empregos, as lojas trazem desenvolvimento ao segundo maior município do Estado.
A recém chegada KFC, especializada em pratos feitos com frango, chegou recentemente ao Villagio Caxias. A Starbucks, grande referência no setor de cafés, e a Outback, loja de estilo australiano que serve cortes de carne e frutos do mar em porções fartas, estão previstas para serem abertas no Villagio ainda neste primeiro semestre.
Conforme a gerente de marketing do Villagio Caxias, Gabriella Alves dos Santos, o "casamento" com as duas gigantes internacionais ocorre a partir de uma conversa que começou há alguns anos. As redes pretendiam abrir espaços na cidade e o shopping queria ser o local para essa novidade.
— Gastronomia hoje é um dos principais motivadores para que as pessoas saiam de casa e a gente sabe que o shopping se tornou um ponto de entretenimento. A partir de uma estratégia comercial que entenda o público do shopping, a gente avalia quais marcas têm potencial de crescimento e que combina com o nosso público e o público caxiense queria muito essas marcas — revela a profissional.
Para que o local seja o único espaço da cidade a hospedar as três redes e outras que oferecem produtos exclusivos para os clientes, um “jogo de xadrez” é feito entre a equipe do shopping e os lojistas, visando a entender as necessidades e realidade de cada um.
— A gente faz esse "xadrez" entre as lojas porque queremos entender a saúde do nosso lojista. Assim a gente consegue atuar e ajudar a melhorar tanto a condição dele quanto a do shopping. Nosso objetivo é trazer um público qualificado, que quer os itens exclusivos, porque é dessa forma que a gente mantém as pessoas na cidade, que muitas vezes costumam ir pra Porto Alegre atrás desses produtos - conta Gabriella sobre as estratégias adotadas.
As novidades contrastam com a baixa vivenciada por alguns estabelecimentos da cidade em 2022. Em agosto, por exemplo, ainda em processo de recuperação pós pandemia, lojas em diferentes shoppings precisaram fechar as portas e novas estratégias começaram a ser buscadas para recuperar lojistas e o fluxo de clientes.
No Villagio, ainda durante a pandemia da covid-19, dois espaços precisaram ser fechados, mas de forma geral, o saldo continuou positivo para o shopping. Em 2022, além de não ter registrado fechamentos, o local teve um ano positivo. A expectativa para 2023, com a chegada das duas novas redes, é de um ano ainda melhor. Atualmente, entre 600 e 700 mil pessoas passam pelo Villagio Caxias mensalmente.
Expectativas para os outros shoppings
No Bourbon San Pellegrino, o último mês do ano também registrou outras aberturas no espaço, que tem expectativa positiva para 2023 com a chegada de novas lojas. A reportagem procurou a direção do San Pellegrino para saber a previsão para 2023, mas a assessoria informou que não iria fazer a projeção. Mas enviou uma nota em que citava todas as iniciativas no Estado e a parte específica do San Pellegrino: "Em Caxias do Sul, o Bourbon San Pellegrino também recebeu uma unidade do Tudo Fácil, e, ainda em dezembro, inaugurou a primeira unidade da Livraria Santos na cidade".
No Pratavieira, a primeira etapa de reforma da praça de alimentação está em andamento e abrirá espaço para mais cinco novas operações. A obra, que ocorre no terceiro andar do shopping, é uma reforma de modernização como presente para celebrar os 30 anos do local.
— Acreditamos que com a nova Praça de Alimentação e a ampliação do mix de lojas, teremos todas as áreas locadas — afirma o diretor João Pratavieira Neto.
O Caxias Plaza Shopping não informou sobre o saldo de 2022 e expectativas para 2023 para a realização desta reportagem.