Se as altas temperaturas fazem com que os seres humanos procurem se refrescar com ventiladores ou ares-condicionados, não é diferente com os animais. No GramadoZoo, por exemplo, além de petiscos congelados, o programa de enriquecimento ambiental propõe atividades que estimulem os animais com habilidades aquáticas a entrarem na água para garantir o refresco no verão.
De acordo com a bióloga Tathiana Gosaric, responsável técnica do GramadoZoo, as ações são desenvolvidas de forma permanente ao longo do ano. Com o clima de calor, a equipe técnica colocou uma bola com iscas de carne no lado do recinto das onças. Já no inverno, as atividades buscam manter os animais aquecidos.
— Nada melhor no verão do que proporcionar enriquecimentos que estimulem os animais a se refrescarem. Com as onças, utilizamos a bola. Nós colocamos carne em alguns compartimentos que existem nela e jogamos a bola no lago. O objetivo é que os animais entrem na água e interajam com a atividade — disse Tathiana.
É importante destacar que, além dos enriquecimentos, o GramadoZo proporciona outros mecanismos para combater o calor. Nos períodos mais quentes, os aspersores de água são acionados nos recintos. O zoológico possui também cisternas que captam água da chuva.