O interior de Ipê e Vacaria foi atingido por uma chuva de granizo no início da tarde desta terça-feira (27). A Defesa Civil, a Emater e as prefeituras ainda fazem um levantamento dos possíveis estragos. Em Vacaria, pelo menos dez famílias informaram danos na sua propriedade. Felizmente, não há relatos de feridos ou desabrigados. Os vídeos disponibilizados por moradores mostram o chão coberto pelas pedras de gelo.
O fenômeno aconteceu pouco depois do meio-dia e, segundo os moradores, durou 30 minutos. Em Ipê, as localidades mais atingidas foram Porteirinha e Vila Damiani. A prefeitura deslocou servidores para avaliarem o impacto do granizo.
— Foram 30 minutos de chuvas de pedra. Depois, continuou chovendo normalmente. O que ouvi é que tem vários estragos nas lavouras de soja da região. Sobre casas destelhadas, não fiquei sabendo de nada — relata Ilton Conte, que fez as imagens na comunidade de Porteirinha, em Ipê.
Em Vacaria, a Defesa Civil está em deslocamento para fazer levantamento dos estragos. As informações preliminares apontam para danos na lavoura e em residências das localidades de Raia Gaúcha, Santa Luzia e Capela do Rosário. Estas regiões, segundo a Defesa Civil, possuem histórico com este tipo de fenômeno.
— Teve plantações afetadas, como a nossa parreira de uva, o pomar de framboesa e um pouco de milho. Desse tamanho (das pedras), nunca tinha visto. Já choveu granizo (na região), mas dessa vez o estrago foi maior. Casas destelhadas não soubemos de nada ainda — aponta José de Oliveira Teles, morador da Capela do Rosário, no interior de Vacaria.
A Emater também foi acionada e busca mais informações, mas divulgou que já há relatos de perdas por produtores de uva. Procurados pela reportagem, os bombeiros afirmaram que não foram acionados para atendimentos em decorrência do granizo.
A chuva acontece logo após o alerta da Defesa Civil estadual sobre chuva forte acompanhada de descargas elétricas na metade norte do Rio Grande do Sul. O comunicado informava o risco de ventos de até 80 km/h e eventual queda de granizo. O risco era maior entre 12h e 16h, conforme a Defesa Civil.
Alerta semelhante havia ocorrido no domingo (25). Na ocasião, a queda de granizo foi registrada em São Francisco de Paula. A Defesa Civil relatou que 25 casas foram atingidas e aproximadamente 200 metros de lona distribuídas. Foi a quarta vez em 2022 que o município foi prejudicado pelo granizo.