Moradores de São Francisco de Paula registraram queda de granizo e rajadas de vento na tarde deste domingo (25). De acordo com o Corpo de Bombeiros do município, as pedras danificaram telhados de algumas casas e deixaram três árvores caídas no município.
A Defesa Civil já foi acionada para levar lonas aos moradores que tiveram telhados danificados, mas não há registro de destelhamentos. Segundo o órgão, foram 25 casas atingidas e aproximadamente 200 metros de lona distribuídos. Nesta segunda-feira (26), a Defesa Civil fará o levantamento de quantas telhas precisam ser distribuídas.
Essa é a quarta vez neste ano que a cidade é prejudicada pelo granizo. Houve registros semelhantes em fevereiro, setembro e outubro. O estrago maior, contudo, aconteceu em setembro, quando cerca de 450 casas foram atingidas, o que levou a prefeitura a decretar situação de emergência.
Os bombeiros também foram chamados para fazer remoção de árvores que caíram. Uma delas desabou sobre uma rede de alta tensão, na Estrada Carapina, e deverá ser retirada pela equipe da RGE Sul, que já foi contatada.
Mais cedo, a Defesa Civil emitiu um alerta para risco de tempestades com granizo e rajadas de vento de até 70km/h em toda a região norte e nordeste do Estado. A orientação do coordenador da Defesa Civil da Serra, tenente coronel Sandro Gonçalves da Silva, é para que as pessoas procurem locais abrigados e evitem ficar perto de postes e árvores durante a instabilidade no clima.
Quem tiver sua casa atingida pelos granizos e precisar de apoio, pode entrar em contato com a defesa civil de São Francisco de Paula pelo número (54) 99947-9442.