Os serviços prestados pelo Hospital Pompéia à comunidade caxiense, definidos em contrato, serão mantidos para 2023. A prefeitura de Caxias do Sul e a instituição hospitalar oficializaram a renovação do acordo, já anunciada em agosto, após o Pompéia informar o fechamento da maternidade. Além dos atendimentos no setor materno-infantil, ficam mantidos consultas, exames, cirurgias e o serviço de urgência e emergência até o final do próximo ano.
Segundo a prefeitura, para esta manutenção de contrato, o Pompéia deixará de realizar 10 mil exames/mês, que são coletados no Centro Especializado de Saúde (CES) e encaminhados para a instituição hospitalar. Para não prejudicar quem precisa dos atendimentos, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já fez acordo com o Hospital Virvi Ramos para disponibilizar este serviço.
No dia 16 de agosto, o Hospital Pompéia chegou a anunciar o encerramento da maternidade, tanto para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto para atendimentos privados. À época, a instituição chegou a abrir a possibilidade de negociação quanto ao tempo para encerrar a atividade — previsto por 90 dias a partir do anúncio —, mas não da decisão de fechamento. Após o comunicado, o poder público chegou a falar em intervenção da administração, em caso de permanência da decisão.
O caso gerou diversas reuniões para acordos, que foi definido no dia 22 de agosto. Para isso, houve a eliminação do prazo de encerramento, mas com contrapartida da redução de serviços prestados pelo hospital, como consultas, exames e cirurgias pelo SUS. Além da prefeitura, o governo do Estado e o Ministério Público — através do programa Mediar — interviram na situação para efetivar a renovação.
— Nos preocupava demais esta situação, afinal, não temos como substituir determinados atendimentos em que o Jospital Pompéia é referência. Temos, em primeiro lugar, compromisso com a população, mas também de manter a parceria e os repasses financeiros ao hospital para que se continue promovendo esse atendimento tão necessário — afirmou o prefeito de Caxias, Adiló Didomenico.