Os cerca de 700 estudantes beneficiários da assistência estudantil nos cinco campi do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) da Serra, terão o valor referente ao auxílio depositado até esta segunda-feira (12). A informação foi divulgada pela instituição de ensino nesta quinta-feira (8), logo após a liberação de parte dos recursos que haviam sido bloqueados pelo governo federal no início da semana.
Para todo o país, foram desbloqueados R$ 70 milhões destinados ao pagamento da assistência estudantil, que é voltada a estudantes em situação de vulnerabilidade, para cobrir despesas de moradia, transporte e alimentação.
Na Serra, o bloqueio de repasse impactou diretamente um total de 958 estudantes do IFRS, sendo a maioria deles beneficiários do auxílio, agora liberado, mas também 258 bolsistas de pesquisa, ensino e extensão, que ainda não têm previsão para pagamento do mês de dezembro. O IFRS destacou que seguem em aberto, também, outros gastos cotidianos, como energia elétrica, água, contratos terceirizados (a exemplo de limpeza e vigilância).