Após a retirada das catracas de ônibus de duas linhas do transporte coletivo de Caxias do Sul, a Secretaria de Trânsito já planeja adotar o modelo em novos itinerários nos próximos meses. É o que revelou o secretário Alfonso Willembring em entrevista ao programa Gaúcha Hoje, da rádio Gaúcha Serra, na manhã desta terça-feira (29). A conversa ocorreu durante uma das primeiras voltas do ônibus do tipo que passou a operar na linha Universitário. Esse é o segundo itinerário da cidade a adotar o sistema. O primeiro foi a linha Panazzolo/Vila Verde, há um ano.
De acordo com Willembring, ao longo dos últimos 12 meses técnicos da secretaria avaliaram a aceitação e o funcionamento do ônibus sem a catraca e não constataram problemas.
— Foi muito bom o retorno que tivemos com o serviço na linha Panazzolo. Agora estamos implantando no Universitário, mas já estamos desenvolvendo projetos de ampliação. Em seguida, novas linhas coletoras terão esse mesmo equipamento nos veículos, principalmente as linhas de bairros em direção ao Centro. Naturalmente não as linhas mais pesadas, onde a presença do cobrador é essencial — revelou o secretário, sem mencionar quais devem ser as próximas contempladas.
A escolha da linha Universitário para o primeiro passo da ampliação se deve ao percentual, na casa de 90%, de pagamentos pelo cartão Caxias Urbano. Isso facilita a mudança no modelo de operação e também permite que o ônibus rode sem um operador de sistema. Os pagamentos em dinheiro seguem aceitos, mas são realizados diretamente ao motorista.
Já quem usa o cartão precisa apenas validar a tarifa na leitora logo ao entrar no veículo. Nos primeiros dias, contudo, a Visate, concessionária que opera o sistema, vai manter um funcionário para auxiliar os passageiros.
A novidade chamou a atenção na manhã desta terça e dividiu opiniões. Marta Quadros Lisboa, 57 anos, que trabalha na limpeza de condomínios e foi uma das primeiras a embarcar no Universitário, pouco antes das 7h30min, aprovou a mudança:
— Achei bom. Pelo menos quando vem com sacola, quando as pessoas vêm carregadas, fica mais fácil de passar.
A costureira Clodomira da Silva, 58, também usou a linha sem catraca nesta manhã e aproveitou para falar sobre a necessidade de maior frequência para linha.
— Gostaria que voltassem os horários que reduziram na pandemia. Muitas vezes temos que gastar com transporte por aplicativos — reclama.
Tanto o Panazzolo, quanto o Universitário rodam com mais de um ônibus. No entanto, somente um veículo em cada itinerário teve a catraca retirada. A medida tem o objetivo de facilitar o embarque dos passageiros e principalmente agilizar o procedimento, o que permite tornar o deslocamento mais eficiente. A adoção do sistema em itinerários com baixo percentual de pagamento em dinheiro também é importante, segundo Willembring, porque ocupa pouco o motorista com a cobrança da tarifa.
Atualmente, somente entre 10% e 15% dos passageiros pagam o ônibus em dinheiro, desembolsando, portanto, R$ 5,60. Quem utiliza o cartão desembolsa R$ 4,50 a cada viagem.
Conforme a Secretaria de Trânsito, as novas linhas a serem contempladas com ônibus sem catraca não estão definidas. Sobre os horários, a pasta disse que a frequência será ampliada na medida em que ocorrer aumento no número de passageiros e que atualmente não há lotação suficiente para implantação de novos horários.