O novo Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado de Gramado foi sancionado, na manhã desta segunda-feira (28). A sanção da lei que altera a altura de prédios, o comércio em bairros e o número de unidades em hotéis e pousadas foi feita pelo prefeito Nestor Tissot, após a aprovação, por unanimidade, do projeto na Câmara de Vereadores no último dia 16 de novembro.
Com a nova lei, a altura permitida de prédios passa a ser de quatro pavimentos mais um subtelhado, como já é operado no Centro da cidade. Além disso, algumas zonas deixam de ser apenas de uso residencial unifamiliar, podendo abrir comércios, incluindo casas noturnas, com base na observação das características de cada localidade e da necessidade de adequações para minimizar os impactos na vizinhança. A medida visa descentralizar serviços, o que deve influenciar também na mobilidade da cidade.
— Foi um projeto feito com transparência e com muitas mãos, que o aperfeiçoaram durante meses para que chegássemos nesse momento com a certeza de que os próximos anos de Gramado serão construídos com responsabilidade — opinou o prefeito Nestor Tissot, durante a sanção.
Para o Executivo, esta é a lei mais importante para as próximas décadas.
— Nós conseguimos encontrar equilíbrio com este novo Plano Diretor para que ninguém saísse se sentindo prejudicado e eu tenho orgulho disso — acrescenta o secretário de Planejamento, Urbanismo e Publicidade, Rafael Bazzan.