Mais de 450 expositores participaram da primeira edição da Feira Turística e Cultural, realizada na manhã e tarde deste domingo (27) no Parque da Festa da Uva, em Caxias do Sul. Um bom público passou pelo evento, que contou com a organização da Associação Amigos da Maesa, União das Associações de Bairros e Secretaria Municipal de Turismo.
Além de diversos estandes gastronômicos, de cervejas artesanais e de espumantes, e de gazebos para exposição e venda de artesanato, roupas e obras de arte, a feira também teve atrações culturais, com apresentações de música tradicionalista, esquetes teatrais e até um talento promissor do rock ‘n’ roll, o menino Arthur Fogaça, de 12 anos. Arthur já é conhecido no meio roqueiro pelo talento ao tocar solos que exigem virtuosismo no instrumento, de músicas do Iron Maiden, Van Halen e Metallica.
— Sempre que o Arthur não está estudando, ele está com a guitarra nas mãos, buscando as próprias referências e descobrindo músicas que às vezes nem eu conheço. A mãe dele um dia até comentou que ele havia deixado a bicicleta de lado, mas imagina se a mãe do Messi tivesse ficado preocupada que o filho estava jogando futebol demais (risos). Tem que incentivar o talento — brinca Jonatan Fogaça, pai de Arthur (para conferir o talento do menino, é só seguir no Instagram @fogacaguitar).
Para os expositores, Caxias ganhar mais uma feira num calendário regular que já conta com a da Maesa e a dos bairros Desvio Rizzo e Jardim América, entre outras de menor porte, é a oportunidade de agregar cada vez mais visibilidade. A proprietária da padaria Ateliê do Pão, de Forqueta, Pâmela Rosa, elogiou o evento:
— Foi a boa demanda que passamos a ter com as feiras que nos incentivaram a abrir a padaria, que trabalha por encomendas. A gente participa de todas as feiras e sempre tem ótimas vendas, especialmente das cucas. Também trouxemos uma novidade, que é o pão caseiro de amendoim, uma receita de família que eu não vi em outra padaria ainda e que está saindo muito bem aqui hoje.
Para o secretário de Turismo, Ênio Martins, a Feira Turística e Cultural chega para contribuir com a proposta de apoiar a utilização do Parque da Festa da Uva para eventos de diversos segmentos ao longo do ano, citando que, dentro de um único mês, o local sediou o Concerto de Moda, o Mississippi Delta Blues Festival e o CervaSerra.
— Feiras populares são momentos importantes de pertencimento da comunidade, especialmente num local que já é referência para os passeios em família dos caxienses, além de conseguir atingir o turismo regionalizado. Muita gente de cidades vizinhas aproveita um dia de feira para fazer um programa em família, e assim valoriza o produto que é feito pelas mãos dos nossos produtores e dos nossos artesãos — comenta o secretário.
O presidente da Associação Amigos da Maesa, Paulo Sausen, ressaltou a participação de expositores de diversas cidades da região, além dos próprios caxienses. Considera que o evento pode se encaixar no calendário de feiras, que já tem o segundo domingo do mês reservado para feiras locais (nos bairros) e o terceiro domingo para a Maesa:
— É claro que a primeira edição é sempre um teste e só depois poderemos avaliar. Acima de tudo, quem faz a feira ter continuidade é o público.