Após sete horas do acidente ocorrido no km 103 da RS-453, próximo à entrada do bairro Tamandaré, em Garibaldi, entre dois carros e dois caminhões, o trânsito foi liberado na tarde desta quinta-feira (6). Segundo o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), a demora na liberação ocorreu pela quantidade de guinchos utilizada e pela complexidade da ocorrência. Além disso, a pista precisou ser lavada.
O acidente teve impacto também na BR-470, gerando longas filas de congestionamento, de acordo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). O trânsito só voltou a fluir normalmente a partir das 16h30min. Até este momento, a polícia solicitava o uso alternativo da RS-813 - Desvio Blauth - e da RS-444 (Vale dos Vinhedos).
Conforme o CRBM, um caminhão, com placas de Colinas, conduzido por um homem, 55 anos, trafegava sentido Bento Gonçalves-Farroupilha e ao realizar uma ultrapassagem em local proibido colidiu lateralmente com outro caminhão, com placas de Caxias do Sul. As informações de testemunhas que estavam no local ainda afirmam que o caminhão de Colinas depois colidiu em um Onix, que seguia no sentido contrário e que acabou batendo contra um Cruze. O condutor do Onix precisou ser socorrido pelos bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e passa bem, conforme o CRBM.
O motorista do caminhão de Colinas, realizou teste do etilômetro (bafômetro) que apresentou resultado positivo para ingestão de bebida alcoólica. Ele foi preso em flagrante, apresentado na Delegacia de Polícia Civil de Garibaldi, onde o caso foi registrado e será investigado.