No Setembro Amarelo, mês voltado a celebrar a vida, Farroupilha realiza uma mateada na tarde deste sábado (17) para marcar a programação voltada a ações de prevenção ao suicídio. A comunidade pode aproveitar o dia ensolarado para tomar um mate e conversar com amigos e familiares a partir das 14h no Parque dos Pinheiros.
O evento é promovido pela Associação Farroupilhense Pró-Saúde e pela Secretaria Municipal de Saúde. Terá diversos profissionais de saúde para acolher quem chegar ao espaço. Também haverá distribuição de erva mate, água quente, pipoca e algodão doce. A ação segue até as 16h.
— Estamos celebrando a vida e incentivando à população a valorizar o estar vivo. Para isso, estamos trabalhando com métodos para estimular o nosso cérebro e trabalhar a inteligência emocional — afirma Amanda Santos, que subgerente do Pró saúde, órgão que gerência os postos de saúde de Farroupilha.
Ela destaca ainda que durante a mateada deste sábado as equipes de Saúde estarão disponíveis para atender à população:
— Vamos ter a unidade móvel com as nossas profissionais da saúde mental disponíveis para escutas especializadas se alguém quiser conversar. Temos nos postos de saúde equipes para trabalhar a saúde mental, e a busca por motivos para valorizar a vida, temos grupos de apoio, especialmente, para quem tem dor, e não há um diagnóstico sobre essa dor que ela sente — explica ela.
Para divulgar o Setembro Amarelo, equipes do município estiveram em escolas, no campus da UCS em Farroupilha e também em lojas e empresas para falar sobre a importância da vida e de trabalhar questões relacionadas a saúde mental. Na sexta-feira (16), o Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas (Caps AD) promoveu dança, grupo de fisioterapia e apresentação da banda do Caps AD.
Além disso, em todas as unidades de saúde têm ocorrido atividades voltadas à valorização da vida, com a equipe de psicologia, fisioterapia, enfermagem, educação física e nutrição. A programação termina no próximo sábado (24) quando será promovido o Sábado do Trabalhador nos postos de saúde.
Setembro Amarelo
O suicídio é um problema de saúde pública que mata pelo menos um brasileiro a cada 45 minutos. Esses dados levaram à criação do Setembro Amarelo para promover ações de valorização a vida e ampliar o impacto de 10 de setembro, que é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. A campanha foi inspirada na história de Mike Emme, que cometeu suicídio, aos 17 anos, em setembro de 1994, nos Estados Unidos.
O adolescente tinha um carro amarelo e, no dia do velório, os pais e amigos distribuíram cartões com fitas amarelas para pessoas que estivessem enfrentando transtornos emocionais ou mentais. As fitas amarelas se tornaram o símbolo da campanha, que foi adotada em 2015 no Brasil pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
Dados no RS
Historicamente, o Rio Grande do Sul é o estado com a maior taxa de suicídios do Brasil. Hoje, desponta na liderança deste ranking (12,4 mortes a cada 100 mil habitantes), o dobro da média nacional. Entre os municípios com maiores índices está Vacaria nos Campos de Cima da Serra. O município é o terceiro com maior taxa, atrás de Venâncio Aires e São Borja.
Busque Ajuda
O CVV presta um serviço voluntário e gratuito de prevenção do suicídio e apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Basta ligar para 188.
No ano passado, foram realizados 3,6 milhões de atendimentos por cerca de 4,2 mil voluntários em mais de 120 postos de atendimento. As conversas foram por carta, pelo telefone ou pelo site cvv.org.br, via chat e e-mail apoioemocional@cvv.org.br.