Gramado, na Região das Hortênsias, tem ações ações de conscientização sobre o Alzheimer em alusão ao chamado Setembro Roxo neste final de semana. As atividades começam às 9h deste sábado (24) na Sociedade Independente, na Estrada Serra Grande.
No local, profissionais da saúde da prefeitura realizarão avaliação e triagem cognitiva em pessoas acima de 65 anos. Ao longo do dia, uma equipe da Secretaria da Saúde fará visita domiciliar a algumas famílias da comunidade que têm idosos com suspeita de Alzheimer para avaliação e encaminhamentos necessários. A iniciativa segue até o meio-dia, com apoio do Movimento Viver Sem Saber.
Entre a segunda e a sexta-feira da semana que vem, todas as unidades de saúde de Gramado realizarão a mesma triagem com idosos acima de 65 anos. Para a avaliação será utilizado o teste rápido de cognição, que pode ser aplicado por qualquer profissional de saúde capacitado. Em casos de avaliação positiva para déficit de cognição, o idoso será encaminhado para o segundo teste, um Mini Exame do Estado Mental (MEEM), aplicado por um profissional de nível superior que foi devidamente capacitado.
Na quinta e na sexta-feira de manhã, a Escola Senador Salgado Filho, no bairro Piratini, recebe um bate-papo com a produtora de eventos Mariela Oppitz Sorgetz, autora do livro Viver sem Saber – Relatos de amor, dor e humor sobre a Doença de Alzheimer.
Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que existam 1,2 milhão de casos da doença no Brasil, a maior parte deles ainda sem diagnóstico. O Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer é lembrado em 21 de setembro.