A vacinação contra covid-19 para crianças com três anos ou mais começou nesta terça-feira (2) em Caxias do Sul. No entanto, a procura nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) está baixa, assim como ocorreu na semana passada, após o início da campanha de imunização para o público de quatro anos. Até a segunda-feira (1º), 40 crianças receberam a primeira dose em Caxias. Nesta terça, conforme levantamento parcial da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), até as 11h30min, haviam sido aplicadas 21 doses em crianças.
Foi justamente a baixa procura que motivou a ampliação da faixa etária e o atendimento em mais postos de saúde do município. As UBSs Centro de Saúde, Campos da Serra, Fátima Alta e Planalto Rio Branco passaram a vacinar as crianças a partir desta terça. A aplicação ocorre também nas quintas, das 8h às 15h. Essas unidades de saúde são as que mais concentram crianças dessa faixa etária, segundo a SMS.
Nesta primeira manhã da nova etapa, contudo, o movimento continuava abaixo da expectativa. Na UBS Centro de Saúde, na Rua Pinheiro Machado, foram vacinadas quatro crianças até as 11h30min. Já no posto de saúde Planalto Rio Branco, até o meio-dia, foi apenas uma dose aplicada.
A aplicação segue nas sete UBSs de horário estendido, das 8h às 19h. São elas: Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada, Reolon e Vila Ipê. No bairro Cruzeiro, umas das unidades que mais aplica vacinas, até às 11h, três crianças foram imunizadas.
A pedagoga Suelen de Souza, 31 anos, levou o filho Pedro Ângelo de Souza, quatro anos e 11 meses, para ser vacinado.
— Estava esperando ansiosa que a vacina fosse liberada para a faixa etária dele. Só não viemos no dia que liberaram na semana passada porque ele ia fazer um exame e achei melhor esperar. Ele pegou no ano passado, mas não teve sintomas e agora vai estar mais protegido — acredita.
A aplicação nas crianças é com a CoronaVac, que é o único imunizante autorizado pelo Ministério da Saúde para esta faixa etária. As primeiras doses foram aplicadas na semana passada, na terça (26) e na quinta (28), quando a campanha envolveu crianças de quatro anos em geral e três anos para imunocomprometidas. A cidade recebeu 3 mil doses, sendo que a população estimada é de 13,3 mil crianças de três e quatro anos — cerca de seis mil, ou metade, de cada faixa etária.