A construção de uma nova alça ligando a RS-122 a outro segmento da rodovia, que forma o trecho urbano da Rota do Sol, na saída de Caxias para Flores da Cunha, ultrapassou 50% de execução nesta semana. As obras, contratadas pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), tiveram início no dia 5 de maio, com previsão inicial de entrega em quatro meses.
Ao todo, a ligação tem 668 metros de extensão e vai permitir aos veículos que trafegam pela RS-122 no sentido Flores da Cunha-Caxias acessar diretamente o trecho urbano da Rota do Sol em direção a Farroupilha. Atualmente, quem pretende fazer esse trajeto precisa passar por baixo do viaduto, contornar uma rotatória e depois realizar um retorno próximo à Codeca.
Em fevereiro deste ano foram realizados, pela EGR, trabalhos de topografia que ainda estavam pendentes. As máquinas, porém, acabaram não iniciando as escavações porque ainda havia a necessidade de obtenção de uma licença ambiental.
Conforme a EGR, atualmente as equipes realizam escavações no solo para implantação de tubulações de drenagem. Por conta disso, há movimentação intensa de equipes e máquinas às margens da RS-122. O impacto é principalmente na faixa da direita para quem segue no sentido Flores da Cunha-Caxias. A orientação é que os motoristas redobrem a atenção e respeitem a sinalização e o limite de velocidade no ponto.
Na manhã desta sexta-feira (12), um Focus que trafegava no sentido Flores da Cunha-Caxias perdeu o controle e invadiu o canteiro de obras. Com o impacto, o veículo acabou capotando e lançado uma pedra do terreno contra um funcionário da empreiteira responsável pelo trabalho. Ele foi atingido na perna e encaminhado para atendimento na UPA Zona Norte e liberado horas de depois. O condutor do veículo não se feriu.
Além da pavimentação e da rede de drenagem, a construção da alça inclui terraplenagem e sinalização. Ao todo, a alça custará cerca de R$ 1,5 milhão.