Confirmada pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) na última terça-feira (8), a construção da alça que vai ligar o trânsito da RS-122 com a Rota do Sol, em Caxias do Sul, começou de forma discreta na manhã desta sexta-feira (11).
Antes da população começar a notar a presença de caminhões que irão realizar a terraplanagem e o nivelamento da pista é preciso concluir a topografia do relevo. Segundo a assessoria da EGR, o serviço não havia sido realizado quando da elaboração do projeto.
A alça, a ser construída em um terreno ao lado da pista, vai possibilitar que motoristas que trafegam no sentido Flores da Cunha-Caxias do Sul não precisem mais passar por baixo do viaduto, perto da Codeca, e depois realizar o retorno para acessar a Rota do Sol.
A demanda por uma alternativa que ligasse as rodovias é uma reivindicação antiga da população, principalmente moradores de Flores da Cunha, Antônio Prado e Farroupilha.
A obra foi licitada e teve a ordem de início assinada ainda no fim de 2018. Mas no começo de 2019, um decreto de contenção de gastos do governo do Estado determinou o adiamento da execução.
Ainda de acordo com a assessoria da EGR, depois de realizada a topografia, é preciso fazer a drenagem do terreno.
A faixa a ser construída mede 668 metros e como será feita em um local sem fluxo de veículos não deve causar prejuízos ao trânsito. O investimento é de R$ 1,5 milhão e tem previsão para ser entregue em quatro meses.