Motoristas que trafegam pela RS-122, na saída de Caxias do Sul para Flores da Cunha, já conseguem observar a movimentação de máquinas para a construção de uma alça ligando a rodovia ao trecho urbano da Rota do Sol. São escavações que tiveram início na última semana e ocorrem perto da base do viaduto que existe nas proximidades. A obra é realizada pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), responsável pela estrada entre Caxias e Antônio Prado.
Trata-se de uma demanda antiga da comunidade, já que a alça permitirá aos veículos que trafegam pela RS-122 no sentido Flores da Cunha-Caxias acessar diretamente o trecho urbano da Rota do Sol em direção a Farroupilha. Atualmente, quem pretende fazer esse trajeto precisa passar por baixo do viaduto contornar uma rotatória e depois realizar um retorno próximo à Codeca.
Em 2018, a obra chegou a ser licitada e receber a ordem de início. Contudo, um decreto de contenção de gastos publicado pelo governo do Estado ainda no início de 2019 obrigou o adiamento da construção. Em fevereiro deste ano, a EGR chegou a anunciar o início das obras e foram realizados trabalhos de topografia, que ainda estavam pendentes. As máquinas, porém, acabaram não iniciando as escavações porque ainda havia a necessidade de obtenção de uma licença ambiental, trâmite concluído agora, de acordo com a empresa.
Além da pavimentação, a construção da alça inclui ainda terraplenagem, implantação de rede de drenagem e sinalização. Ao todo, a alça terá 668 metros e custará cerca de R$ 1,5 milhão. Não há previsão de interferência no trânsito durante as obras.