A concessionária Rio Grande Energia (RGE) realizou, na tarde desta quarta-feira (10), o restabelecimento da energia elétrica dos imóveis que foram alvo de furto de cabos no bairro Pio X, em Caxias do Sul. Diante do crime, identificado na manhã de terça-feira (9), a estrutura que sedia dois estabelecimentos comerciais e uma moradia de uma idosa de 82 anos ficou mais de 24 horas sem luz.
A situação da segurança no bairro foi pauta de uma reunião na tarde desta quarta (10), entre líderes comunitários e a Brigada Militar (BM). O presidente da Associação dos Moradores do Bairro (Amob), Luciano Menegali, afirma que o encontro trouxe perspectivas positivas:
— A gente sabe que a situação não é exclusiva do Pio X. Tem muitos outros bairros que estão sofrendo com furtos de fiação, hidrômetros e até roubos em estabelecimentos comerciais. O tenente (da BM) já nos comunicou que tem um cronograma de ronda de forma mais intensiva, em determinados horários, principalmente da meia-noite até as sete da manhã. Temos tido uma boa resposta da Brigada Militar — diz Menegali.
O caso do bairro Pio X não é o único recente na cidade. Cabos foram furtados do Parque Cinquentenário, no último final de semana, conforme a Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Smosp). O espaço público ainda está às escuras por conta do crime, que foi identificado na segunda-feira (8).