Colaborar com o meio ambiente e promover a solidariedade são conceitos enraizados no programa Ecoponto da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca). A iniciativa, que em fevereiro completou 10 anos de implantação, vê os números de doações crescerem graças ao apoio e a conscientização da comunidade. Em 2021, o programa encaminhou 4.345 itens a famílias cadastradas no local. Neste ano, até julho, foram 2.094 objetos doados, sendo junho, o mês recordista, com 462 destinações.
O programa funciona assim: quem tem algum móvel, eletrodoméstico, televisão, computador ou outro item similar em casa e não sabe como se desfazer, pode levar até o Ecoponto, que fica na sede da Codeca, às margens da RS-453. No local, a doação é avaliada. Se estiver em condição de uso, é encaminhada às famílias cadastradas. Em caso de não haver possibilidade de recuperação, o item é descartado corretamente pela companhia.
Com o descarte adequado, todo mundo sai ganhando. Quem doa, libera espaço em casa e fica de consciência tranquila por não estar poluindo o meio ambiente. Quem recebe, é beneficiado com itens que, muitas vezes, não conseguiria comprar novo. A cidade, por sua vez, ganha em limpeza e educação ambiental.
— É a junção de dois grandes fatores. Primeiro, dar uma destinação adequada, para que estes móveis, eletrônicos, não parem em beiras de estrada, em rios e em lixões. E, se o móvel, o objeto, pode ainda ser utilizado, fazemos a destinação a quem precisa e possa utilizar — destaca a diretora-presidente da Codeca, Maria de Lourdes Fagherazzi.
Atualmente, não há critério social para receber as doações do Ecoponto. Somente é necessário fazer um breve cadastro no local e, havendo o item, o interessado é comunicado por telefone. Futuramente, contudo, a ideia é estabelecer alguns critérios a quem deseja receber os materiais descartados no local. Hoje, segundo Maria de Lourdes, as maiores demandas são por móveis em geral, colchões e sofás, principalmente.
Na tarde da quinta-feira (25), o casal Jéssica Focchesato, 25, e Murilo Rech, 26, aproveitava para fazer o descarte de três aparelhos de televisão, DVDs e outros itens, como controles e cabos. Moradores do bairro Desvio Rizzo, eles disseram que foram orientados a buscar o Ecoponto em uma loja de eletrônica.
— Eles nos orientaram que não era para deixar no lixo seletivo e que poderíamos fazer o descarte correto aqui. Essas TVs estavam há muito tempo lá em casa, a gente comprou novas e acabou ficando, não sabíamos onde levar. Agora, trouxemos todas para aproveitar a viagem — comentou Jéssica.
Doações podem ser agendadas por telefone
Quem tem televisão, sofás, móveis e itens de informática pode levar diretamente no Ecoponto, junto à Codeca. Mas, além disso, também é possível agendar a coleta gratuita a domicílio, por telefone. Neste caso, segundo a diretora-presidente da Companhia, é importante informar se o item está em condição de uso, porque, caso não esteja, o veículo que fará a retirada e, posteriormente, o descarte é outro.
— A polução pode ligar para o Alô Codeca e informar que quer doar um móvel, o que for, e é agendado, com dia e hora marcados. Nesta ligação, já avisa se está ou não em bom estado, porque a forma de recolher é diferente. E uma coisa muito importante: não é para colocar o móvel na frente da casa muito antes do horário agendado, tem que ser próximo do horário combinado, porque pode chover, estragar... Além disso, por diversos motivos, o nosso coletor não entra na residência. A regra é que ele recolha a doação na calçada — explica Maria de Lourdes.
Os recomeços com a ajuda do Ecoponto
Diferentes situações levam os moradores de Caxias a buscar ajuda no Ecoponto. Há quem tenha chegado à cidade sem nada, outros que estão sem condições de comprar algum objeto novo ou ainda tem quem perdeu os poucos móveis que tinha depois de algum fenômeno climático. É o caso de Deise Kelli de Oliveira, 33 anos. Um temporal registrado em maio alagou a casa onde ela vivia com a família, no bairro Reolon. A água que entrou na moradia, pertencente a sogra dela, destruiu o colchão onde a filha, Eloisa, 12, dormia, além de encharcar cobertores, o sofá e outros móveis. Deise se recorda que já conhecia o trabalho do Ecoponto da Codeca e também foi incentivada por um vizinho a buscar ajuda no local.
— Eu e meu marido fomos lá e, naquele momento, conseguimos um fogão a gás de quatro bocas, um balcão e um colchão para minha menina. Foi muito bom, achei nota 10. O fogão funciona tudo bem direitinho. E ainda o pessoal disse que se aparecer mais alguma coisa vão ligar para nós — conta a dona de casa.
Hoje, ela, o marido, Vinicius, 28, o filho, Gean, 17, e Eloisa vivem em outro endereço e ainda buscam ajuda principalmente para recuperar os cobertores perdidos com o alagamento. Grávida de oito meses, ela também prepara o enxoval do caçula, um menino que se chamará Luiz Felipe.
Já Carmelia Siqueira Souza, 63, teve outra motivação, mas foi igualmente auxiliada quando se cadastrou no Ecoponto. Quando a antiga geladeira estragou, ela se viu diante de um grande problema: onde armazenar os alimentos, uma vez que estava sem recursos para comprar uma nova? A solução mais rápida encontrada foi de comprar as porções de comida na quantidade exata da refeição, sem necessidade de refrigeração. Mas tudo mudou depois que ela recebeu uma ligação do Ecoponto, há cerca de quatro meses.
Graças a solidariedade e a conscientização de moradores de Caxias, ela pode ter novamente uma geladeira e ainda foi beneficiada com um roupeiro e uma cafeteira. A dona de casa vive com o neto Derique, 12, e as filhas Roberta e Bruna, ambas com 26 anos, no bairro Mariani.
— A minha geladeira estragou e não tive como arrumar. Eu ainda não sou aposentada, é complicado arrumar emprego com a minha idade, então, veio em boa hora — comenta.
A moradora do bairro Mariani acrescenta que mantém o cadastro ativo no Ecoponto, já que uma mesa, cadeiras e uma máquina de lavar também seriam bem-vindas para auxiliar a família.
Saiba como doar e receber os itens
:: O Ecoponto foi inaugurado em 3 de fevereiro de 2012. No local, é possível descartar itens como sofás, armários, cadeiras, camas, colchões, eletroeletrônicos, eletrodomésticos, equipamentos de informática, de som e de telefonia usados.
:: A Codeca também busca doações diretamente nos domicílios. A entrega pode ser agendada pelo Alô Codeca no número (54) 3224-8000. É importante destacar que os servidores não entram na moradia para fazer a retirada da doação.
:: As famílias que desejam receber os donativos devem se cadastrar pessoalmente no Ecoponto com documento de identidade. O cadastro vale por 60 dias e não há critério social elencado atualmente.
:: O Ecoponto fica na Codeca, na RS-453 (Rota do Sol), n° 31.382, no bairro Centenário, e funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 7h às 13h.