Foi inaugurado na manhã desta sexta-feira o Ecoponto, uma criação da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) que pretende dar o encaminhamento correto aos objetos de grande volume descartados pela população.
O sistema se baseia na entrega voluntária, ou seja, as pessoas devem levar os objetos até o posto de coleta. Com isso, a prestadora de serviços espera gerar economia de R$ 25 a R$ 30 mil por mês e acabar com os transtornos gerados pelo acúmulo de materiais de grande porte nas ruas.
Poderão ser deixados no Ecoponto sofás, armários, cadeiras, camas, colchões, eletroeletrônicos, eletrodomésticos, equipamentos de informática, som e telefonia usados. Os objetos podem ser entregues de segunda à sábado, das 6h30min às 18h30min.
De acordo com o diretor-presidente da Codeca, Adiló Didomenico, após uma triagem, parte do material recolhido e que está em condições de uso será encaminhado para a Fundação Caxias do Sul, ou outras entidades que prestam serviço para famílias carentes. Os objetos que as entidades não utilizarem serão disponibilizados para a população, que poderá reaproveitar itens deixados por outros moradores.
- Além de educar, teremos também a parte social do projeto já que ajudaremos a Fundação, entidades e também recicladores - explicou Didomenico.
Durante os primeiros 60 dias, a população será orientada a deixar os objetos na Codeca, localizada na RST-453, Km 141. Após esse período, poderão ser feitos agendamentos para recolhimentos de materiais em casa, com um custo ainda não definido.
Geral
Ecoponto gerará economia para Caxias do Sul
População pode deixar objetos sem utilidade e retirar os que for de interesse
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: