Caxias do Sul passou a fazer parte do programa Cidade Empreendedora desde a última terça-feira (23). O projeto, que tem parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), promove ações que impulsionam o desenvolvimento socioeconômico das cidades, levando em conta a vocação econômica e as necessidades de cada localidade.
A parceria marca um diferencial para o município, visto que, de acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Élvio Gianni, as mais de 70 cidades gaúchas que já aderiram ao programa estão sempre muito bem colocadas no Brasil. Isso é ampliado quando se leva em consideração os quesitos turismo, economia, cultura, qualidade de vida e cidades inteligentes.
— Como ele (Cidade Empreendedora) é um programa que trabalha várias ações e muitas capacitações para dentro do serviço público, um dos principais benefícios que eu vejo é que quando a gente capacita o servidor e melhora a característica dos serviços prestados dentro do município, automaticamente o morador de Caxias do Sul acaba se beneficiando. Isso acontece porque teremos processos mais ágeis, menos burocráticos e com qualidade de atendimento. Então, de fato, eu tenho esperança de que, possivelmente, Caxias não será a mesma até o final da gestão — destacou Gianni.
O trabalho do projeto é realizado com eixos de liderança, desburocratização, compras governamentais, educação empreendedora, valorização das empresas locais e inovação. Dessa forma, são oferecidos cursos e consultorias para empresas, microempreendedores individuais e para o desenvolvimento e aceleração de startups.
— Eu considero esse programa extremamente importante, porque ele muda o perfil da administração pública. É um olhar completamente diferente. Não é mais um olhar para o contribuinte, e, sim, para como se ele fosse um cliente. Como consequência, cada vez mais a gente impulsiona o desenvolvimento econômico de Caxias do Sul tendo esse olhar muito forte para a inovação — disse o secretário.