O Ministério Público (MP) Estadual vai solicitar informações à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Caxias do Sul nos próximos dias sobre a demora para encaminhar pacientes para leitos hospitalares, principalmente de pessoas que aguardam nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs).
Na tarde desta terça-feira (19), 82 pessoas do município e de outras cidades da região que têm Caxias como referência esperam vagas em leitos, de acordo com a SMS.
O pedido ao MP foi solicitado pelo Conselho Municipal de Saúde, por meio de documento enviado pelo presidente Alexandre Silva, na última segunda (18). Segundo a assessoria do MP, a promotora Adriana Chesani já analisou o pedido.
A situação foi mostrada pela reportagem na segunda, quando 78 pacientes aguardavam por abertura de vagas nos três hospitais de Caxias que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Entre eles, Sisinio Bortolozzo, 82 anos, que estava na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Zona Norte há 15 dias e conseguiu um leito na manhã desta terça-feira. Já Ivan Paim Silveira segue aguardando. Ele está internado na mesma unidade há oito dias. Segundo a SMS, o paciente está cadastrado na Central de Regulação de Leitos (CRL) desde 11 de julho. O quadro clínico demanda acesso apenas ao Hospital Pompéia, o que limita as possibilidades de busca por vaga. Ele tem quadro de saúde estável e recebe todo o atendimento enquanto permanece na UPA Zona Norte.