A 31ª edição do Festiqueijo chegou ao fim neste domingo (31), em Carlos Barbosa, com números históricos. Realizada nos cinco finais de semana de julho, a festividade atraiu mais de 100 mil pessoas — um recorde. Do público, mais de 32 mil foram pagantes, em que aproveitaram o cardápio do Salão Paroquial da Igreja Matriz, e outros 70 mil passaram pela Vila das Etnias, novidade desta edição, com entrada gratuita.
— Este foi o Festiqueijo dos reencontros e da inovação. Conseguimos levar o Festiqueijo para a rua com a realização de atrações paralelas gratuitas, o que trouxe um público ainda maior para a cidade — comemora o presidente do festival, Cláudio Chies.
O evento também conseguiu números históricos no consumo. Além de 5,1 mil quilos de queijo, os visitantes que passaram pelo Salão Paroquial da Igreja Matriz de Carlos Barbosa consumiram 2,1 mil quilos de galeto, 631 quilos de salsichão e 35 mil pastéis, além de mais de 34 mil garrafas de espumantes e 12,5 mil garrafas de vinhos.
— Nós superamos muito a previsão. Foi além da nossa expectativa. Ultrapassamos muito a previsão de consumo — conta o secretário municipal de Desenvolvimento Turístico, Indústria e Comércio de Carlos Barbosa, Fabio Rogerio Basso.
Um destaque da edição de 2022 foram as excursões. O festival da Serra recebeu mais de 300 grupos de turistas de outras regiões do Rio Grande do Sul, além de estados como Santa Catarina, Paraná e São Paulo.
O 31º Festiqueijo contou com 24 expositores, considerando 10 queijarias, nove vinícolas e espaços variados, que ofereceram uma seleção de seus melhores produtos, tudo à disposição do visitante. O cardápio incluiu mais de 40 tipos de queijos e suas variações, 30 rótulos de vinhos e 25 de espumantes, sucos de uva, água, refrigerante, café, sorvetes e quatro mesas de buffet com 11 pratos. Além da gastronomia, o evento trouxe mais de 90 atrações artísticas e culturais.
Vila das Etnias permanece após Festiqueijo
A edição de 2022 também foi de ações inéditas, o que trouxe o grande resultado do público. Uma atração bastante elogiada foi a Vila das Etnias. Com 11 casas temáticas e acesso gratuito, a atração homenageou os povos que ajudaram a desenvolver a cidade e a região, como italianos, alemães e poloneses.
Com o sucesso da estrutura, o prefeito de Carlos Barbosa, Everson Kirch, oficializou que a Vila das Etnias permanecerá na Rua Coberta até 6 de janeiro de 2023. Assim, turistas poderão continuar visitando o espaço nos finais de semana. Uma comissão foi criada para coordenar uma programação com diferentes culturas para cada final de semana.
Além de se tornar uma atração da cidade, a Vila das Etnias volta para a próxima edição do Festiqueijo.
— Para o ano que vem, pensamos em melhorar toda estrutura que tivemos. Como a inovação da Vila das Etnias, que foi um grande sucesso. A atração fez a diferença neste ano — destaca Basso.
Outra atração externa gratuita e paralela ao Festiqueijo foi o Feito em Barbosa. A feira com 28 expositores foi instalada ao lado da Rua Coberta. Lá, visitantes encontraram produtos exclusivamente locais, que contemplaram os setores do vestuário, acessórios, papelaria, brinquedos, artesanato, alimentação, entre outras opções.
O 32º Festiqueijo está confirmado para o período de 30 de junho a 30 de julho de 2023, de sextas a domingos.