Depois de quatro anos, o Parque de Exposições de Fazenda Souza voltou a respirar o ar da Festa do Agricultor. A 11ª edição termina neste domingo (31), em Caxias do Sul, com mais de 36 mil visitantes, conforme números iniciais da organização. A festividade teve uma programação voltada para os negócios agrícolas e também para o entretenimento, com jogos coloniais, comidas típicas italianas, desfile típico — realizado nos dois finais de semana de festa — e shows.
— A retomada foi muito boa. Tivemos um público sensacional. Trabalhamos forte e esperávamos um público grande. Muito satisfeito que as pessoas visitaram a nossa festa — celebra o presidente da Sociedade Amigos de Fazenda Souza, Ari Cesar Borelli.
Realizada em dois finais de semana, a Festa do Agricultor é marcada pela oportunidade de negócios para os expositores, que foram cerca de 70 nesta edição. O resultado positivo da retomada fez com que a organização ouvisse que o evento tinha que ser realizado todos os anos. Borelli vê o pedido como um elogio, mas garante que a festividade deve voltar a ocorrer a cada dois anos.
— Pediram para fazer de ano em ano, sinal de que o pessoal fez muitos negócios. Todos estão felizes com o resultado em vendas — relata o presidente.
Borelli explica ainda que o grupo com cerca de 20 organizadores atua de forma voluntária para a festividade, o que dificultaria realizar a festa todos os anos. Assim, a próxima edição fica para 2024.
Além dos negócios, a gastronomia é uma das grandes atrações da festa de Fazenda Souza. Neste ano, os almoços, com comida típica da região, e os cafés coloniais tiveram preço de R$ 50. A organização calcula que 1,5 mil cafés coloniais e cerca de mil almoços foram servidos.