A primeira etapa das obras de revitalização da Via Gastronômica de Bento Gonçalves tem previsão de ser concluída ainda em 2022. Serão realizados trabalhos em 600 metros da Rua Herny Hugo Dreher, até o entroncamento com a Rua Xingú. A ordem de serviço para o início dos trabalhos foi assinada na tarde desta quinta-feira, em um ato para convidados e imprensa no qual também se revelou a data do Jantar Sob as Estrelas 2023 — evento que chegou a ser suspenso em 2021 por conta da pandemia, mas foi retomado e será realizado novamente no dia 11 de fevereiro do ano que vem. O encontro foi realizado na Fundação Casa das Artes, e oficializou a Via Gastronômica como rota turística do município, apresentando identidade visual, com logomarca e até um novo nome: Via Gastrô.
— Realizamos um planejamento conjunto, com a prefeitura, o envolvimento de quem está na Via, além da ajuda do Sebrae; e será institucionalizado, então, como roteiro turístico, porque ali tem (Fundação) Casa das Artes com calendário de eventos, tem Rua Coberta, igreja, duas praças... E a gente percebe que o território acabou acolhendo e se formando para ter essa diversidade — afirma Marcia Ferronato, diretora executiva do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (Segh) Região Uva e Vinho.
Segundo ela, a revitalização é idealizada pela entidade desde 2006. À época, a entidade contava com nove associados no local, enquanto hoje contabiliza mais de 50.
— Estamos muito felizes e acreditamos que isso humaniza a cidade, para o morador, que frequenta o espaço, e posiciona Bento, ainda mais, para a questão do Turismo. Valoriza a comunidade, é um projeto para todos, pra todo mundo se sentir bem. Esse tipo de investimento também é importante porque traz qualidade de vida a todos — completou a diretora.
Com a assinatura da ordem de serviço, o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, informa que a intenção é começar a obra já na próxima segunda-feira (6), com a previsão de conclusão em até oito meses. No ano passado, a primeira etapa estava orçada em R$ 2,5 milhões e, agora, contará com investimento de R$ 5 milhões.
— O projeto inicial foi reformulado, era uma ideia inicial que tínhamos e que foi passando por alterações, com inclusão de itens e equipamentos. É uma obra que vai qualificar ainda mais o nosso centro gastronômico, há um grande número de turistas, e que está aumentando, em Bento, e precisamos ter um local que seja centro de lazer para os visitantes e para quem mora na cidade — disse o prefeito.
O projeto de revitalização prevê a troca de todo passeio público, nova pavimentação em toda extensão da pista, revitalização dos equipamentos urbanos, como luminárias, bancos, cadeiras e mesas, e alargamento de calçada. A obra também compreende nova tubulação da rede de esgoto, realocação dos contêineres de lixo, colocação de lâmpadas de led e pavimentação das vias paralelas.
Segundo o prefeito, após a conclusão das obras, será realizado um estudo para retirada do fluxo de caminhões da via principal. Em uma segunda etapa, a prefeitura pretende revitalizar o perímetro da Avenida Planalto, entre a Herny Dreher e Carlos Flores, em um trecho de 700 metros. Para esta fase ainda não há valor estimado e nem definição de datas para execução.