A Via Gastronômica de Bento Gonçalves, que abriga cerca de 80 empreendimentos entre restaurantes, bistrôs, comércio, hotel e outros pontos, vai passar por reestruturação. O projeto foi apresentado nesta semana pela prefeitura e a expectativa é de que a licitação seja lançada nos próximos dias.
Conforme a diretora adjunta do Instituto de Planejamento Urbano (Ipurb), Melissa Bertoletti Gauer, será feita a troca de todo passeio público, nova pavimentação em toda extensão da pista, revitalização dos equipamentos urbanos, como luminárias, bancos, cadeiras e mesas, e alargamento de calçada. A obra também compreende nova tubulação da rede de esgoto, realocação dos containers de lixo, colocação de lâmpadas de led e pavimentação das vias paralelas, tirando o fluxo de caminhões da via principal.
— É um projeto que irá priorizar o pedestre — adianta.
O projeto começou a ser idealizado ainda em 2006 com o Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho (Segh) em parceria com um projeto do Ministério do Turismo. Na época, nove empreendimentos do ramo integravam o local. Segundo a diretora executiva da entidade, Márcia Ferronatto, hoje são cerca de 45. Inicialmente contemplava apenas a Herny Hugo Dreher, mas com o passar do tempo a Avenida Planalto ganhou protagonismo e hoje possui quase o mesmo número de estabelecimentos do setor que a primeira rua mais movimentada.
— Esse projeto saindo agora é muito importante para um setor que está tão sofrido. Isso renova esperanças. Se ficasse concluído até o fim do ano seria perfeito para ajudar na retomada, mas sabemos como é obra. Para quando vier, já ficaremos felizes — aponta Márcia.
O prefeito Diogo Siqueira destacou que é um projeto que proporciona para cidade um espaço diferenciado.
— Estamos trabalhando fortemente nas ações de saúde da nossa população, mas com os olhos projetados para o pós-pandemia. Para quando tudo passar, estarmos prontos — ressaltou.
Segundo a presidente do sindicato, hoje 70% dos frequentadores dos estabelecimentos da Via Gastronômica são da própria comunidade.
Obra em duas etapas
O projeto será realizado em duas etapas, iniciando pelo perímetro da Rua Herny Hugo Dreher até o entroncamento com a Rua Xingú, em um total de 600 metros. Após, será feito o perímetro da Avenida Planalto, entre a Herny Dreher e Carlos Flores, em uma área total de 700 metros. O investimento previsto é de R$ 2,5 milhões na primeira etapa.