Municípios da Serra retomam a tradição da montagem de tapetes de Corpus Christi nesta quinta-feira (16). A retomada com maior fôlego é possível devido à redução do impacto da covid-19, depois da vacinação massiva da população.
Em São Marcos, são 88 tapetes montados entre a quarta e a quinta-feira, no entorno da Praça Central. A atração segue até o domingo. Na montagem, estão envolvidas cerca de 30 entidades e quase 300 pessoas. A missa na Igreja Matriz ocorre nesta quinta-feira, às 15h, seguida de procissão.
Em Bento Gonçalves, a programação também reúne fiéis que elaboram cerca de 40 tapetes expostos na Rua Marechal Deodoro, no Centro. A Paróquia Santo Antônio estima mais de 400 voluntários na equipe. A missa campal está marcada para 15h, seguida de procissão. Às 18h, haverá outra celebração de encerramento.
Em Farroupilha, tapetes foram confeccionados no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio. No local, haverá missa ainda às 15h, com procissão, e depois às 17h.
Em Veranópolis, a confecção dos tapetes voltou a acontecer depois de cerca de 20 anos. São 27 desenhos expostos na Avenida Oswaldo Aranha e na praça em frente à Igreja Matriz.
Em Cotiporã, mais de 60 tapetes foram confeccionados no entorno da Praça da Matriz. Em Garibaldi, são 415 metros de tapetes ao longo das ruas Dante Grossi, Júlio de Castilhos, Buarque de Macedo e Dr. Carlos Barbosa, seguindo pela escadaria e no largo em frente à Igreja Matriz São Pedro. Em Antônio Prado, o artesanato foi produzido em frente à Igreja Matriz e ruas próximas. Em Carlos Barbosa, eles ficam nas ruas Rio Branco, Maurício Cardoso, Assis Brasil e calçadão do Centro.
Os municípios também estão arrecadando doações de comidas e de roupas.