Municípios da Serra realizam a tradicional programação de Corpus Christi nesta quinta-feira (16). Em Caxias do Sul, o bispo Dom José Gislon vai presidir a missa das 14h30min, em frente à Praça Dante Alighieri. Logo em seguida, a procissão ocorrerá nas ruas próximas. A bênção será realizada na escadaria da Catedral Diocesana Santa Teresa D’Ávila.
Essa celebração provocará bloqueio das ruas Sinimbu, Marquês do Herval e Dr. Montaury, além da Avenida Júlio de Castilhos, entre 13h e 17h. Também em Caxias do Sul, ocorrerá outro bloqueio de trânsito no bairro Sagrada Família, com procissão pelas ruas Conselheiro Dantas, Irma Zago, Graciema Formolo e Atílio Andreazza. As interrupções de trânsito serão temporárias entre 10h e 13h.
Outra comunidade de Caxias do Sul com confecção de tapetes de Corpus Christi é Fazenda Souza. O trabalho reuniu cerca de 50 pessoas na quarta-feira (15). A elaboração dos tapetes tem iniciativa da Paróquia local, que mobiliza a comunidade, e da Subprefeitura, que prepara as canchas dos tapetes, base da execução. O material usado para as figuras é serragem natural e colorida:
— Adoro fazer desenhos, artes era minha matéria favorita. Fiz em casa os moldes das flores e da pomba.
Diversas localidades terão a confecção de tapetes de serragem, a exemplo de Antônio Prado, Farroupilha Bento Gonçalves e Flores da Cunha. Nos diversos municípios da Serra que compõem a Diocese de Caxias do Sul, haverá também a coleta de alimentos não perecíveis, agasalhos e cobertores.
— Esse período marcado por intensas chuvas e baixas temperaturas têm tocado a vida de tantas pessoas que vivem em situação de extrema necessidade, com poucas condições de manter viva a dignidade do ser humano. Não podemos fechar os olhos do coração diante da dor e do sofrimento dos outros. Penso que os gestos de caridade estão ao alcance de cada um de nós. Por isso, convido a todos vocês a nos unirmos num gesto de solidariedade, de amor pela vida dos nossos irmãos e irmãs. Que possamos partilhar cobertores e roupas, mas também alimentos para amenizar a dor e a fome de tantos necessitados — pede Dom José Gislon.
A programação completa nas paróquias da Diocese de Caxias do Sul pode ser acessada aqui.