Os tradicionais tapetes de serragem colorida de Flores da Cunha são referência nacional na celebração de Corpus Christi. Neste ano, com o tema "Um Espetáculo Comunitário", as temáticas estampadas nos desenhos dos tapetes reforçam a religiosidade da data, a Campanha da Fraternidade, a paz mundial e os aprendizados decorrentes da pandemia.
Com mais de 30 entidades participantes e cerca de 250 voluntários envolvidos, o evento religioso ocorrerá de 16 a 19 de junho. De volta ao formato tradicional, a produção contará com 55 tapetes confeccionados e expostos no entorno da Praça da Bandeira, na Avenida 25 de Julho e ruas John Kennedy, Borges de Medeiros e Dr. Montaury.
É importante destacar que, além da visitação aos tapetes, o público poderá presenciar celebrações religiosas, apresentações artísticas, artesanato e gastronomia.
Por isso, desde o último domingo (5), a divulgação de Corpus Christi foi iniciada também em Caxias do Sul. Os integrantes da equipe de turismo confeccionaram uma prévia dos tapetes no shopping Villagio Caxias. Inspirados pela iniciativa, outros municípios da região também estão se preparando para receber os tapetes itinerantes.
Caxias proporcionará uma celebração solene do Santíssimo Corpo e Sangue do Senhor às 14h30min da quinta-feira (16) em frente à Praça Dante Alighieri. A missa campal, que volta a ser realizada depois de dois anos de pandemia, será presidida pelo bispo diocesano de Caxias, Dom José Gislon. Após a celebração, o religioso levará o ostensório com a Eucaristia para a procissão nas ruas que contornam a praça central.
Confira a programação completa de Corpus Christi em Flores da Cunha
16 de junho
- 9h: Celebração Eucarística em frente à Igreja Matriz. Após a procissão, haverá show com o tenor Giovanni Marquezeli
19 de junho
- 13h30min: Romaria ao Eremitério Frei Salvador
- 14h: Show acústico com Maicon e Pontel
- 16h: Show acústico com Felipe Corso e Banda