Artista que há quase uma década empresta seu talento para a arte sacra, com olhar mais atento para a iconografia franciscana, o porto-alegrense radicado em Caxias do Sul Rogério Baierle inaugura nesta quarta-feira, na Galeria de Arte Gerd Bornheim, sua primeira exposição desde o início da pandemia.
Coletânea de pinturas em acrílico, Santos e Sudários é composta de telas que representam monges franciscanos e santos e santas populares, como São Francisco, Santo Antônio e Nossa Senhora do Socorro, além de ícones como o Santo Sudário e a Imaculada Conceição. São obras em que o artista, como ele mesmo diz, procura evidenciar uma espiritualidade que, manifestada em forma de arte, não vai de encontro com a vaidade, mas nem por isso deixa de carregar uma enorme beleza.
- Além de admiração, tenho pela arte sacra um profundo respeito. Foi preciso muito estudo até me sentir à vontade para adentrar essa temática, pois é uma iconografia que tem muita força, e tem de ser tratada com sabedoria, correção e sinceridade - diz o artista.
Baierle, que aprendeu a trabalhar com o ferro na metalurgia e com a ilustração na carreira publicitária, diz que a pintura é uma de suas paixões. As telas de Santos e Sudários foram concebidas ao longo dos dez últimos anos, acompanhando o encontro de sua vocação artística com a dedicação à arte sacra, paixão despertada ainda na infância.
- Por mais superficial que uma pessoa possa se considerar, dentro dela há uma obra de arte sacra gravada, que ganha ainda mais força nesses tempos difíceis que atravessamos, que clamam por mais amor e compaixão. Acredito que a arte modernista e contemporânea são igualmente válidas, mas elas são como os frutos de uma árvore, enquanto a arte sacra é a raiz, que não está visível, mas que sustenta o que está na superfície - reflete.
A exposição pode ser conferida até o dia 1º de julho.
PROGRAME-SE
O quê: exposição "Santos e Sudários", de Rogério Baierle
Quando: de 8 de junho até 1º de julho. Visitação de segunda à sexta das 8h às 18h e sábados, das 10h às 16h.
Onde: Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim (Rua Dr. Montaury, 1.333), em Caxias do Sul.
Quanto: visitação gratuita