Quentão, pipoca, bolo de milho, pamonha e canjica. O cardápio completo para um Arraiá de São João. Das 11h às 17h deste sábado (25), o clima junino invade as ruas do bairro Euzébio Beltrão de Queiroz, em Caxias do Sul, quando o Centro de Atenção Especializada (CAE) Ampliando Horizontes promove uma programação cultural com brincadeiras, apresentações artísticas e show beneficente.
Em função da chuva, o cortejo previsto para as 11h, pela comunidade, com o grupo Baque dos Bugres foi cancelado. Em substituição, foi realizada uma apresentação cultural na festa junina. Outra está prevista para 16h. A celebração contou também com alguns integrantes do Maracatu Truvão e do Tambores da Vila, de Porto Alegre.
Pela primeira vez em Caxias, o integrante do grupo Nação Tambores da Vila, do bairro Rubem Berta, de Porto Alegre, Weslley Garcia, 24 anos, afirma que a comunidade recepcionou muito bem o grupo e que ações como essas ocupam e integram os jovens.
— A galera está sempre nos perguntando onde estaremos. Essas celebrações são ótimas, porque tira o jovem do crime, contribui para a socialização dele e também diverte a gurizada — opina Garcia.
A coordenadora do CAE Ampliando Horizontes, Gabriela Ghellere, comenta que a ação, além de ter como objetivo aumentar a socialização e o convívio das crianças e adolescentes, tem o objetivo de arrecadar recursos para continuar com as atividades oferecidas no serviço de convivência.
— Estamos passando por um desafio financeiro bem grande, as arrecadações diminuíram em função da pandemia e o fluxo não para. A gente precisa provocar a comunidade caxiense para abraçar essa causa e acho que a melhor forma de fazer isso é mostrando eles em ação. A gente consegue unir as duas pontas — destaca.
Todos podem ajudar com doações de leite, açúcar, farinha, pães e alimentos em geral usados no café da manhã e no lanche da tarde, maior demanda do CAE. O almoço do jovens é viabilizado por meio de uma parceria com o município.
Além dos alimentos, o serviço precisa de aporte financeiro para manter as contas em dia e também manter a infraestrutura do prédio. Interessados podem procurar a Gabriela pelas páginas nas redes sociais do CAE Ampliando Horizontes ou pelo telefone (54) 99189-6840.