Imposto de renda e guias da Receita Federal geralmente são assuntos burocráticos e de difícil acesso e entendimento. Pensando nisso, em maio deste ano, o chefe do Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC) da delegacia de Caxias do Sul, Thiago Terra, decidiu unificar informações importantes para interessados em um grupo no WhatsApp.
Segundo o criador, ele desconhece outra iniciativa de criação de grupo para divulgação de informações em outras unidades e acredita que isso pode aproximar o contribuinte de questões relacionadas à Receita Federal.
— Eu já vinha há algum tempo pensando em uma maneira de fazer com que a quantidade enorme de informação que a Receita gera, quase que diariamente, chegassem à população. Comecei a pensar na maneira como nos relacionamos com a tecnologia e criei o grupo — comenta o responsável pelo CAC.
A operação da ideia foi aos poucos, Terra criou o grupo, adicionou contadores próximos a ele e resolveu testar antes de divulgar para mais pessoas. Ao ter retorno positivo, ele pediu a divulgação do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas da Região Serrana do Rio Grande do Sul, o Sescon Serra Gaúcha, para atingir possíveis interessados.
— A resposta foi bastante positiva, no final da última semana eu já precisei criar um segundo grupo (pelo limite de participantes definido pela rede social). Hoje são 275 contadores, de 170 escritórios de contabilidade ou empresas privadas recebendo informação. O pessoal tem achado bem joia esse jeito de repassar as informações porque foi a forma mais prática que consegui pensar — conta, referindo-se a informações sobre imposto de renda de pessoa física, sobre o parcelamento do Simples Nacional e também sobre o acesso ao Portal e-CAC da Receita.
Segundo Terra, pode participar do grupo qualquer pessoa interessada em receber essas informações. Quem tiver interesse pode entrar em contato com o chefe da CAC, pelo WhatsApp (54) 3290-3605, enviando o nome e a empresa com a qual tem vínculo.