Interessados em resolver situações que demandam o auxílio da Justiça podem procurar a unidade móvel da Defensoria Pública na Rua Sinimbu, em frente à Praça Dante Alighieri, até as 17h desta quinta-feira (19). A ação, que já passou por municípios como Rio Grande e Passo Fundo, chegou a Caxias do Sul com o objetivo de auxiliar a população nas mais diversas modalidades atendidas pelo poder judiciário.
— Podemos atender todas as causas aqui e dar orientações jurídicas. Temos estrutura para verificar processos em andamento e, se precisar, entrar com ações sejam elas de solicitação de medicamentos ou divórcios, por exemplo, poderemos ajuizar aqui no local. Caso a pessoa não tenha os documentos necessários, orientamos e encaminharemos para a Defensoria do município — explicou o subdefensor público-geral para Assuntos Jurídicos da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul, Alexandre Brandão Rodrigues.
Na Praça Dante Alighieri, o frio não afastou os interessados em receber as orientações dos defensores públicos nesta quarta-feira (18). Perto do meio-dia, era intenso o movimento dentro e fora da carroceria de um caminhão preparado especialmente para reeber a população. Entre as pessoas que aguardavam atendimento, estava Adriane Martins Balbinotti, 58 anos. Há 10 anos, ela luta por auxílio financeiro após sofrer um acidente.
— Sofri um acidente no caminho do trabalho, estava a duas quadras do local e ficou aquela história de não saber de quem era culpa, fiquei um ano em uma cadeira de rodas, politraumatizada, quebrei do pé aos dentes, só não quebrei a coluna por detalhe. E eu não ganho salário nenhum do INSS nem do local onde trabalhei — relatou Adriane, que disse estava ali pra "ver se Deus me manda um anjo, talvez seja um defensor público".
O mutirão envolve os núcleos de Saúde, Direito da Família e Infância e Juventude da Defensoria Pública. O Núcleo de Defesa em Execução Penal também está atendendo a população carcerária na Penitenciária Estadual de Caxias do Sul e atuará na fiscalização do estabelecimento penal.