A maioria das tendas que serão utilizadas pelos vendedores ambulantes no centro de Caxias do Sul já foram entregues aos comerciantes. Dos 84 comerciantes que foram cadastrados pela Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU), 70 receberam o material para montar as tendas. A entrega foi realizada na manhã dessa terça-feira (10) na Praça Dante Alighieri.
Em 22 de abril, o município realizou a entrega simbólica aos comerciantes. Porém, foi preciso esperar o fim do Ramadã para avançar na desocupação das calçadas da Avenida Júlio de Castilhos. Isso porque o período é sagrado para os muçulmanos e integra o calendário islâmico. Como os senegaleses, maioria entre os ambulantes, são muçulmanos, a data foi respeitada. Neste ano, o Ramadã terminou no dia 1º de maio.
A reportagem da RBS TV conversou com alguns ambulantes, que relataram apreensão e ansiedade para saber se o novo modelo funcionará. Outros já estavam mais confiantes com a montagem das estruturas. A ideia é que a partir de agora eles ocupem espaços demarcados em trechos da Dr. Montaury, incluindo também a Praça Dante Alighieri, na Rua Marechal Floriano, entre Sinimbu, Júlio de Castilhos e Pinheiro Machado, próximo ao Hospital Pompeia.
A estrutura de pouco mais de 1m20cm de largura é removível, não é permanente, e foi adquirida pelo município por meio de uma parceria com o Banco da Família. Os vendedores que vão utilizar esses espaços foram cadastrados pela prefeitura e pagaram uma taxa de R$ 116,45, que deverá ser quitada anualmente. Eles também não devem ter vínculo empregatício. Quem não retirou a banquinha nesta terça pode buscar o material no Banco do Vestuário, na Rua Ítalo Victor Bersani, no Jardim América.