Desde o dia 1º deste mês, as gestantes de São Marcos que necessitam de parto (seja normal ou cesariana) via Sistema Único de Saúde (SUS) estão sendo encaminhadas ao Hospital Beneficente São Carlos, de Farroupilha. De acordo com a prefeitura, a viagem de quase 60 quilômetros é necessária uma vez que o único hospital do município está com dificuldades de encontrar obstetras que aceitem atender pelo SUS.
— Mesmo com valores acima da média, não existem profissionais que queiram realizar esse plantão de sobreaviso ou trabalhar para o SUS — justificou o diretor do Hospital Beneficente São João Bosco, Rogério Soldatelli, à prefeitura.
A situação foi comunicada no dia 1° de abril pelas redes sociais da prefeitura e gerou questionamentos da comunidade. Uma das questões mais presentes era sobre a necessidade de deslocamento a Farroupilha, e não a Caxias do Sul, cidade mais próxima. De acordo com o Poder Executivo de São Marcos, o Hospital São Carlos é referência para a cidade em atendimentos obstétricos. Já as mães que têm acompanhamento de pré-natal de alta complexidade são encaminhadas ao Hospital Geral, seguindo o fluxo que já ocorria para situações de alto risco.
Outra dúvida se trata sobre a interferência do Poder Executivo em contratações de médicos, o que não é possível por não se tratar de uma instituição hospitalar pertencente à prefeitura.
— Diante da comunicação do Hospital São João Bosco sobre a impossibilidade de realizar esses atendimentos em São Marcos, nós buscamos as melhores alternativas viáveis e que assegurem a saúde da mãe e bebê. Essa foi uma mudança necessária para que as mulheres não fiquem sem atendimento especializado nesse momento tão importante, que é o nascimento de uma nova vida. Através do programa de pré-natal, as gestantes estão sendo orientadas — afirmou a secretária de Saúde de São Marcos, Maristela Lunedo.
Conforme a prefeitura, a média de nascimentos em São Marcos, via SUS, é de oito casos por mês.
Como vai funcionar
O pré-natal das gestantes continua ocorrendo nos postos de saúde de São Marcos. Nestes encontros, conforme a prefeitura, as mulheres já estão sendo orientadas quanto ao novo local de nascimento dos bebês. Mediante agendamento, as mães poderão conhecer a estrutura do Hospital São Carlos antecipadamente.
A Secretaria Municipal de Saúde de São Marcos se responsabilizará pelo transporte da gestante e seu acompanhante até Farroupilha. Das 7h às 19h, a recomendação é buscar o atendimento inicial na Secretaria da Saúde. No horário de plantão, das 19h01min às 6h59min, as mulheres grávidas devem se dirigir ao Hospital São João Bosco para que seja feito o encaminhamento ao município vizinho.
Segundo a prefeitura, sempre que for necessário, mediante avaliação médica, o transporte terá o acompanhamento de um profissional de enfermagem.