A partir das próximas semanas, quem se deslocar entre a Serra e o Litoral Norte pela Rota do Sol encontrará um novo controlador de velocidade. Trata-se de uma lombada eletrônica, instalada no km 202 da RS-453, no distrito de Lajeado Grande, em São Francisco de Paula. O ponto fica junto ao trevo da área urbana da localidade, no entroncamento com a RS-476, que liga Canela a Bom Jesus.
O equipamento já está posicionado no sentido Litoral-Serra, mas ainda não entrou em operação porque a instalação não foi finalizada. Após o acionamento dos dispositivos, também será necessário aguardar a aferição por parte do Inmetro, para garantir que a medição da velocidade dos veículos esteja correta. O limite determinado para o ponto será de 40 km/h.
De acordo com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), a implantação do controlador atende a uma demanda judicial a partir de uma mobilização dos moradores de Lajeado Grande. Não há previsão de instalação de aparelhos em outros pontos da rodovia, segundo o órgão estadual.
O ex-presidente da Associação de Moradores de Lajeado Grande, Carlos Bernardino Ferreira da Silva, foi um dos responsáveis pela mobilização junto ao poder público para a implantação de um controle de velocidade. Segundo ele, os primeiros pedidos são antigos, inclusive com realização de abaixo-assinado, mas foi somente a partir do último ano que a questão de fato avançou. Para isso, foi preciso reabrir um processo no Ministério Público (MP), que cobrou o investimento por parte do Daer. A solicitação é para implantação de lombada também no sentido Serra-Litoral, embora ele ainda não estivesse fixado no início do mês, quando a reportagem esteve no local.
Conforme Silva, o temor dos moradores é por acidentes graves, já que o trevo é bastante utilizado por transporte escolar que precisam cruzar a Rota do Sol. Além disso, a rodovia passou a ser rota de transporte de cargas, com grande circulação de caminhões. Não há histórico de acidentes graves no trecho, mas o morador defende que não é possível esperar que algo aconteça para se tomar providências.
— Eu vejo a dificuldade que as pessoas têm para acessar a estrada e temos filmagens de caminhões passando a 140 km/h pelo trevo à meia-noite — argumenta.
De acordo com o promotor de São Francisco de Paula, Bruno Pereira Pereira, a solicitação encaminhada a partir do pedido dos moradores era para uma solução com relação à velocidade no ponto. A opção pelas lombadas eletrônicas foi do Daer e, como houve o encaminhamento da instalação, o processo foi arquivado.
A expectativa é de que o aparelho esteja em funcionamento pleno nas próximas semanas.