Está prevista para começar nesta quinta-feira (17) a terraplenagem na área onde será erguido um posto para o Pelotão do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) na Rota do Sol. As primeiras ações iniciaram nessa semana com análises topográficas do terreno que sediará a unidade no km 251,7 da RS-453, na localidade de Tainhas, em São Francisco de Paula. A área, doada ao Estado pelo antigo proprietário, é mesma que sediou a base provisória de policiamento durante a Operação Golfinho, realizada entre 18 de dezembro e a última segunda-feira (14).
A unidade será construída em duas etapas. A primeira é a infraestrutura de todo o complexo, que compreende alças de acesso, pátio para estocagem de veículos, área para balança e espaço para transbordo de carga. Trata-se da fase mais complexa, que exigirá investimento de R$ 5 milhões e demandará um ano e meio de obras. Esta fase foi licitada em 2020, mas há cerca de um ano ainda aguardava a disponibilização de recursos, o que ocorreu nos últimos meses.
— Já tínhamos a ordem de serviço, mas não começamos antes para não atrapalhar a movimentação no período de verão — explica o diretor de Operação Rodoviária do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Sandro Wagner Vaz dos Santos.
A etapa seguinte será a construção do prédio em si. Licitada desde 2017, o imóvel tinha área estimada em 362,17 metros quadrados e teria custo de cerca de R$ 1 milhão. Agora, contudo, o Daer está realizando um novo projeto, já em fase avançada, para adequar a construção às necessidades do efetivo do CRBM. O tamanho, e consequentemente o custo, ainda não estão definidos.
— (Durante a construção da infraestrutura) vamos ter tempo de fazer o projeto dos prédios — afirma Santos.
O diretor usa a palavra "prédios", no plural, porque o pelotão rodoviário da Rota do Sol contará ainda com um posto avançado, com estrutura menor, no km 32,8 da RS-486, entre Itati e Terra de Areia. Tanto a infraestrutura, orçada em cerca de R$ 1,3 milhão, quanto o prédio, estimado inicialmente em R$ 100 mil, foram licitados em conjunto com a unidade de Tainhas. As obras da segunda unidade, porém, serão realizadas na sequência do posto de São Francisco de Paula.
Atualmente, a Rota do Sol é coberta pelos pelotões de Farroupilha, Gramado e Torres, mas todos ficam distantes da rodovia. Além de facilitar a fiscalização e o atendimento de acidentes, a implantação dos postos também vai permitir fechar o cerco ao excesso de peso dos caminhões, um dos principais motivos para o surgimento de buracos nas estradas. No fim do ano passado, a Rota do Sol passou por recapeamento que corrigiu buracos e distorções no asfalto em trechos bastante utilizados por caminhões. Atualmente, o Daer possui balança móvel em operação no pelotão rodoviário de Bom Princípio, mas a intenção é licitar um novo equipamento para a Rota do Sol no futuro.
A implantação de postos de fiscalização na Rota do Sol está prevista em um termo de compromisso assinado entre o Daer e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para garantir a liberação da licença de operação da rodovia, em 2014. Um dos principais objetivos é garantir o rápido atendimento a acidentes, especialmente envolvendo carga tóxica, já que praticamente toda a rodovia passa por áreas de preservação ambiental. A licença foi renovada em 2021 por 10 anos e a exigência da fiscalização permanente foi mantida.
Segundo o major Leandro Arbogast da Cunha, que comanda o 3º Batalhão Rodoviário da Brigada Militar, responsável pelo trecho, o efetivo que será designado ao novo posto será do próprio Batalhão.