Lançada no dia 19 de dezembro, a Operação Verão mobiliza anualmente o contingente do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul para atuar nas guaritas espalhadas pelas praias do Litoral Norte e Sul do estado.
Ao longo de 80 dias, os mais de 270 postos espalhados de Torres ao Chuí realizaram 532 salvamentos e, segundo o tenente coronel Isandré Antunes, coordenador da operação, nenhum óbito foi registrado onde os guarda-vidas estavam em serviço.
Neste domingo (6), a Operação foi encerrada com a divulgação dos números de salvamentos, trabalhos de prevenção e registros de pessoas, principalmente crianças, que se perderam nas praias.
Destaque também para as ocorrências de queimaduras por água viva que se multiplicaram ao longo da temporada no Litoral Norte. Os municípios de Torres, Arroio do Sal, Cidreira e Capão da Canoa figuram entre os que mais registraram as lesões em banhistas, com mais de 1,2 mil casos durante a Operação Verão.
Destino de muitos caxienses no verão, Torres registrou 61 salvamentos. Já em Arroio do Sal 50 pessoas precisaram ser retiradas da água pelos guarda-vidas.
Coordenador da Operação Verão, o tenente coronel Isandré Antunes destaca o trabalho de prevenção como diferencial deste ano.
— Foram mais de 10 milhões de pessoas usufruindo das águas nessa temporada e tivemos redução de salvamentos e aumento de trabalhos preventivos. São números que expõem uma atuação proativa e que devem ser celebrados — destacou Antunes.