Farroupilha junta-se a 10 municípios que liberaram o uso da máscara em locais fechados na Serra. O decreto foi publicado na manhã dessa segunda-feira (21) após a decisão unânime dos integrantes do Comitê Municipal de Atenção ao coronavírus.
Permanece obrigatório o uso da proteção apenas em hospitais, postos de saúde, consultórios médicos, laboratórios, casas de repouso e farmácias. O uso da máscara no transporte público não foi liberado e também segue obrigatório. Situações decididas pelo Poder Judiciário também devem ser respeitadas.
O decreto considera os dados fornecidos pela Secretaria Estadual de Saúde que comprovam que o município possui 93,9% da população adulta com pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19 e cerca de 88.8% com esquema vacinal completo.
Ainda que esteja liberado o uso da máscara ele segue sendo recomendado pela prefeitura para pessoas com síndromes gripais como febre, tosse, espirro e dor de garganta.
Assim como Farroupilha, outros 10 municípios da região decretaram a não obrigatoriedade da máscara em locais fechados. As prefeituras de Carlos Barbosa, Garibaldi, Vacaria e Bom Jesus foram as primeiras, seguidos por Gramado, Nova Pádua, Santa Tereza, Nova Roma do Sul, Nova Petrópolis, e Boa Vista do Sul.