Após liberar o uso de máscaras ao ar livre na segunda-feira (14), Nova Pádua decidiu flexibilizar a utilização em locais fechados. A medida foi aprovada pelo Comitê de Operações Especiais Municipal (COE) e publicada no Diário Oficial do Município nessa sexta-feira (18) com uma exceção: nos estabelecimentos de saúde é preciso continuar usando a proteção.
— Foi aprovado ontem (sexta) e está valendo desde a aprovação do COE. É facultativo o uso de máscara em espaços fechados — explica o secretário da Administração do município, Pedro Quintanilha.
Conforme o secretário municipal da Saúde, Odir Boniatti, 92% dos moradores de Nova Pádua estão vacinados com a primeira dose; 85% com a segunda; e 50% com a terceira. A população da cidade é de 2.550 habitantes.
— Eu vejo que no nosso município praticamente toda a população tem a primeira e a segunda doses. Esse seria o fator maior para liberação — diz.
Ainda segundo Boniatti, até essa sexta-feira eram 11 casos ativos de coronavírus. Desde o inicio da pandemia, Nova Pádua registrou 13 mortes por covid-19.
Em Flores da Cunha e Bento Gonçalves, as prefeituras e os comitês técnicos municipais estão analisando a flexibilização do uso da máscara em ambientes fechados.
Pela região
Outros quatro municípios da região anunciaram, nessa sexta-feira, o fim da obrigatoriedade do uso de máscara em locais fechados. As prefeituras de Garibaldi, Vacaria e Bom Jesus publicaram decretos tornando facultativo o uso da proteção contra a covid-19 para pessoas de todas as faixas etárias, mas ponderam locais onde o item segue obrigatório. Em Gramado, o decreto foi publicado em edição extraordinária e vale a partir da meia-noite deste sábado (19). A maior cidade da Serra, Caxias do Sul, vai decidir na semana que vem. O gabinete de crise será convocado para uma reunião de avaliação dos dados e, posteriormente, decidir pela flexibilização ou não.
As cidades se juntam a Carlos Barbosa, que flexibilizou o uso da proteção para ambientes abertos e fechados na sexta-feira (11).