Dos 300 contêineres amarelos adquiridos a partir do aporte de R$ 4 milhões que a prefeitura de Caxias do Sul encaminhou à Codeca do ano passado, 180 já foram instalados. A previsão é que todos sejam distribuídos até metade de abril. Parte dos 300 equipamentos havia sido destinada ao Parque de Eventos durante a Festa da Uva (foto), mas já foi recolhida para atender aos pontos onde não há contêiner para coleta do lixo seletivo.
Os equipamentos repõem unidades danificadas por atos de vandalismo nos últimos meses. Segundo a diretora-presidente da Codeca, Maria de Lourdes Fagherazzi, durante entrevista ao Gaúcha Hoje da Gaúcha Serra nesta segunda-feira (21), 118 contêineres amarelos foram queimados no ano passado. Neste ano, oito. Quanto aos verdes, há vários na fila para conserto. Maria de Lourdes explicou que houve falta de suprimentos por causa da covid-19 e os materiais estão chegando agora.
A nova presidente, que assumiu o cargo em 7 de março, também reforçou que a compra de novos caminhões deverá resolver o problema da falta de recolhimento de lixo. Hoje, há "queima" de rotas por causa da frota muito antiga. A chegada dos novos veículos não tem data, pois depende de licitação. O valor destinado para a aquisição será de R$ 14 milhões. Maria de Lourdes pediu compreensão das pessoas e que auxiliem, colocando, por exemplo, os resíduos mais próximo do horário de passagem do caminhão.
— Estamos tomando as providências para que isso cesse, que não se tenha queima de rotas. Tem o processo licitatório que vai levar alguns meses — disse.
— A questão do descarte é uma preocupação ambiental. Os grandes responsáveis somos nós, cidadãos. Começa pela separação. A Codeca entra como agente importante, mas não é a única responsável — completou.
Na sexta-feira, Maria de Lourdes concedeu entrevista coletiva e descartou a privatização da Codeca. Ela também anunciou que está em fase de formulação um plano de demissão incentivada.