A Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) tem sido alvo de críticas frequentes da população por problemas no recolhimento de lixo. A alegação é de que a crise financeira impacta no serviço na maioria da cidade, já que a frota está sucateada e não existem recursos para atualizá- la. Em primeira coletiva de imprensa, na manhã desta sexta-feira (18), a nova diretora-presidente da Codeca, Maria de Lourdes Fagherazzi, falou sobre as estratégias para tentar recuperar a companhia.
Ela é formada em Administração de Empresa e tem Especialização em Finanças, Logística Empresarial e Dinâmica de Grupos:
— Não será necessário privatizar. Já é uma decisão de governo que o modelo atual é o melhor para a cidade. A Codeca completou 47 anos no dia 15. Quantas empresas privadas sucumbiram durante esses anos na nossa região? O fato de ser pública ou privada não é determinante para ser saudável operacional e financeiramente. Ela é viável e privatizar está fora de cogitação — garante.
Maria de Lourdes disse que o município busca um financiamento de R$ 14 milhões para a compra de caminhões, o que diminuiria os custos de manutenção dos veículos antigos. Enquanto o recurso não é disponibilizado, a Codeca locou dois caminhões e encaminhou a locação de outros três para transportar o lixo coletado até o aterro sanitário, na localidade de Rincão das Flores.
A presidente foi taxativa quanto à não privatização da companhia e afirmou que acredita na recuperação da Codeca. O balanço contábil de 2021 ainda não foi fechado. No caixa, o déficit é de cerca de R$ 2,5 milhões, segundo a presidente.
– A Codeca é viável, mas não vai sair dessa situação de uma hora para outra. Existe um trabalho focado e organizado. Um trabalho em conjunto, e é o que vamos fazer.
Confira a seguir o que disse a presidente.
DÉFICIT CONTÁBIL
"Pegamos a Codeca com problemas de caixa, sim, isso é fato. Os trabalhos iniciados no ano passado deram conta de uma parte do problema. São problemas que são sanáveis e já estamos buscando soluções tanto para a questão de custeio quanto para os investimentos. Ainda não fechamos o mês, mas o déficit é em torno de R$ 2,5 milhões no caixa. O (balanço) contábil nós estamos fechando."
AÇÕES PARA RECUPERAR COMPANHIA
"Estamos com duas frentes. Uma para sanar os problemas de custeio, que são as despesas, e outra é a busca de investimento. Precisamos rever processos internos e rever contratos. Estamos com processo avançado de busca de R$ 14 milhões para investir na frota e em equipamentos. Já temos contatos com vários bancos, para buscar esses recursos que vão ser avalizados pela prefeitura. Estamos revisando processos e contratos."
FINANCIAMENTO
"Vai precisar de mais recursos, mas esses R$ 14 milhões já são um bom início. A gente faz a primeira fase, e renova uma boa parte da frota. Vai demorar alguns meses ainda. Começamos as tratativas com os bancos e, em paralelo, encaminhamos as licitações para lançar, assim que tiver o oquêi da verba. Acredito que de quatro a cinco meses. Não temos aporte no nosso radar, apenas revisão de contratos."
PLANO DE DEMISSÕES
"No ano passado, foi implantado o Plano de Demissão Voluntária ( PDV). Ele será revisto, passamos a chamar de Plano de Demissão Incentivada ( PDI). Estamos em fase de formulação e com reuniões agendadas com os sindicatos. Isso será alinhado com os sindicatos. Teve algumas adesões no anterior e a verba ( oriunda de aporte recente da prefeitura) ainda está reservada para isso, mas vamos desenhar o plano novo. A adesão foi bem menor do que a esperada, por isso, será feito de outra forma."
MAQUINÁRIO SUCATEADO
"A 'queima', como eles chamam, de passagem dos caminhões acontece muito por questões operacionais. O investimento que buscamos é para resolver isso. Se um caminhão não saiu por falta de peça ou problema técnico, aquela frota vai ficar sem recolhimento. Quanto mais velha a frota, mais problemas. A equipe, apesar dos problemas operacionais, é incansável. Tem dias ótimos, e tem dias que não saem três. Vamos comprar caminhões novos e alugar esses para ter um reserva."
CONSCIENTIZAÇÃO DA POPULAÇÃO
"Existem dificuldades de passar para a coleta, mas também tem a questão de pessoas que tiram o lixo para fora dos contêineres. No domingo não tem coleta, mas colocamos a equipe recolher esse lixo e se recolhem 50 toneladas fora dos contêineres. Uma sugestão é que os moradores coloquem o lixo para fora o mais perto do horário em que passa o caminhão. Vamos fazer campanhas nesse sentido."
RECLAMAÇÕES DA POPULAÇÃO
"É uma série de fatores: a capina, no verão, o mato cresce muito mais rápido. Temos funcionários afastados por covid- 19 ou outras doenças. É uma soma de fatores que faz com que o serviço não esteja tão a contento."
DANOS AOS CONTÊINERES AMARELOS
"Compramos 300 contêineres amarelos no ano passado com o aporte do município. Em princípio, não vão ser comprados novos. Eles estão sendo instalados. Aqui um dado importante: só no ano passado 118 contêineres amarelos foram queimados. Em 2022, foram oito, sendo três nessa última semana, e eram novos. Cada um custa em torno de R$ 1,8 mil. Não é um dinheiro da Codeca, e sim da comunidade."
MELHORIAS NA CENTRAL TELEFÔNICA
"Uma das principais queixas da população era de não conseguir fazer contato com a Codeca. A central já foi solucionada. Estamos ampliando os canais para ouvir a população e intensificando o contato com os presidentes de bairros para trazer as demandas. Ampliamos a equipe do Alô, Codeca, e tem as redes por onde podem nos procurar."
MARCA DA GESTÃO
"O primeiro compromisso é recuperar a Codeca e o segundo é trazê- la de volta aos níveis de excelência, de onde nunca deveria ter saído. É uma empresa que foi referência e ainda é para outras cidades. Esse desafio é da equipe toda, porque um gestor não faz nada sozinho."