A situação das crianças ainda sem escola em Caxias do Sul após mais de 20 dias do início do ano letivo deve ser resolvida até a próxima semana. A expectativa é da responsável pelo setor de matrículas da Secretaria Municipal da Educação (Smed), Márcia Adriana de Carvalho. Segundo ela, até o final desta quarta-feira (9) eram 267 alunos sem designação.
Em entrevista ao Gaúcha Hoje da Gaúcha Serra nessa quinta-feira (10), Márcia disse que está sendo feito mapeamento de salas disponíveis para possível abertura de novas turmas. Ainda afirmou que as crianças que ingressarem com atraso na escola receberão atenção especial para recuperar os dias perdidos
— 2022 é o ano marcado pela retomada das atividades presenciais e, portanto, de projetos de recuperação de aprendizagem. Tanto na rede estadual quanto na municipal - mas posso falar com mais propriedade na rede municipal - nós temos em todas as escolas municipais profissionais que são disponibilizados com a sua carga horária para o atendimento da recuperação da aprendizagem. E, com certeza, essas crianças que chegarem posteriormente terão um olhar mais atento para uma avaliação diagnóstica, e para que a gente possa fazer as intervenções para além do tempo regular de escolarização — destacou.
A alta procura por vagas nas últimas semanas, com formação de filas na Central de Matrículas, tem como um dos motivos, conforme Márcia, a demanda reprimida do período de pandemia. Além disso, muitas famílias não procuram a Central no período das inscrições, em novembro, e no de transferências, em janeiro. Quem ainda aguarda designação ou transferência, deve procurar a Central de Matrículas e não o colégio que deseja.
— Quando eu vou na escola e ela me informa que tem vaga, lá na Central está tendo movimentação e talvez aquela vaga não esteja mais disponível, porque a mobilidade das vagas é feita da escola para a Central e a designação pela Central. Então, às vezes, a família ligou para a escola e tem vaga, mas na Central ela não existe mais. Por isso, a gente orienta que as informações sejam buscadas com a Central. Não adianta ir na escola — frisou.
Os pedidos de transferências devem ser regularizados até o final do mês.
Mudanças no atendimento
Desde quarta-feira (9), o atendimento ao público na Central de Matrículas é das 8h30min às 14h30min, com distribuição de senhas com data e horário. O preenchimento das fichas passou a ser manual. O novo horário e modelo de atendimento foi necessário, conforme a Smed, por causa da instabilidade do sistema da Procergs, que é utilizado para gerenciar a distribuição das vagas.
Em alguns casos, conforme relatos das atendentes, as inscrições precisavam ser reiniciadas após queda do programa virtual, ocasionando em perda das informações. A situação ocorre desde fevereiro após uma ação de hackers no sistema administrado pelo governo do Estado. A forma manual de preenchimento de fichas para posterior inserção no sistema é feita entre 14h30min e 17h30min, ou seja, apenas em serviço interno. Para essa função, o quadro de funcionários ganhou o reforço de mais cinco profissionais com 40 horas semanais para auxiliar nessa etapa do serviço.
O setor atende vagas em 184 instituições de ensino, sendo 53 da rede estadual e 131 da municipal, divididas entre 83 do ensino fundamental e 48 de educação infantil.
Confira a entrevista: