A fim de expandir e potencializar a atuação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) em São Francisco de Paula, a prefeitura do município, em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), lança no dia 14 de março o Concurso Público Nacional de Arquitetura e Urbanismo para a UERGS - Unidade Hortênsias. Desde sua instalação na cidade, há 20 anos, a instituição funciona em salas cedidas no Colégio Estadual José de Alencar. De acordo com a prefeitura, trata-se de uma situação não é considerada ideal por alunos e docentes.
Por isso, em novembro de 2021, o município doou uma área no valor de cerca de R$ 1 milhão para a UERGS construir sua sede própria na cidade. Esse local fica na parte central do município, na esquina da rua Três de Outubro com a José Bonifácio e tem cerca de 1,2 mil metros quadrados.
Segundo a administração municipal, a realização do concurso de arquitetura tem como proposta garantir um processo licitatório transparente e democrático para reunir diversos projetos do país. Poderão se inscrever, a partir do dia do lançamento, arquitetos e urbanistas de todo o Brasil.
— Estamos atentos às necessidades de desenvolvimento socioeconômico e cultural de nossa comunidade e temos tomado uma série de ações para tornar a educação um elemento norteador das políticas públicas do município — destaca o prefeito Marcos Aguzzolli.
A escolha do projeto vencedor será exclusivamente baseada no critério técnico de qualidade. Todas as propostas inscritas serão avaliadas por um júri especializado, de maneira sigilosa. O primeiro colocado receberá uma premiação de R$ 100 mil e terá assegurada a contratação pela administração municipal. Informações complementares sobre as formas de inscrição, por exemplo, serão divulgadas nos próximos dias.
Depois da construção da nova sede da UERGS, o Colégio Estadual José de Alencar voltará a utilizar as salas de sua estrutura.
Saiba mais sobre a UERGS Hortênsias
A Unidade Hortênsias da UERGS foi fundada em São Francisco de Paula há cerca de 20 anos , e, ao longo deste tempo, foi importante para o desenvolvimento socioeconômico da cidade. A unidade oferece cursos de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão, além de um mestrado profissional em Ambiente e Sustentabilidade.