O ano letivo iniciou com novidades para os 1,6 mil alunos da rede municipal de São Francisco de Paula, nos Campos de Cima da Serra. Na última semana foram anunciados R$ 4 milhões em investimentos para as quatorze escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental do município.
Historicamente, o município registra notas baixas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb. Segundo dados do Ministério da Educação, ainda que esteja em ritmo de crescimento as notas nunca chegaram a 6, número considerado ideal pelo Plano de Educação Nacional. Em 2021, no último levantamento o município registrou uma nota de 5.5.
Para 2022, as escolas foram equipadas com ar condicionado, televisores, impressoras, notebooks e mobiliário instintivo nas creches. O destaque do investimento são os brinquedos para iniciação em robótica, que serão implementados do 1º ao 5º ano.
Segundo a secretária municipal da Educação, Ana Paula Bennemann, os equipamentos adquiridos da EscolaMaker, de Porto Alegre, pretendem desenvolver o pensamento computacional e iniciar as crianças em uma das áreas que mais crescem no mundo, a programação digital.
— Esse é o futuro da educação, temos que pensar que a pandemia talvez perdure ou, até que venham outras, e nossos alunos devem estar preparados para trabalhar com tecnologia.
Ainda de acordo com Ana Paula, o projeto vem sendo desenvolvido desde 2017, e após recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, o Fundeb se juntarem ao superávit municipal, puderam sair do papel.
—Adquirimos, além dos materiais, capacitação para os profissionais levarem as novidades para sala de aula. Monitoramos o aprendizado dos alunos e temos como principal objetivo atingir os níveis de educação.
Uma melhor colocação no próximo Ideb, a ser divulgado em 2023, é esperada também por conta das atenções dadas à Educação Infantil. Para as creches, foram adquiridos materiais inspirados no método Montessoriano. Criado pela italiana Maria Montessori as técnicas de organização do espaço possibilitam que os bebês e as crianças explorem suas linguagens vivenciando experiências para a aprendizagem e desenvolvimento.
A aquisição desses materiais atende à Lei nº 3674, de 7 de dezembro de 2021, que cria o Programa Educa São Chico Digital. Em novembro do ano passado, ao lado de outros municípios de diferentes estados, São Francisco de Paula conquistou o primeiro lugar no ranking do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), estudo realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro com base nas contas públicas dos municípios em 2020.
Segundo o secretário municipal da Fazenda, Luis Antonio Licks Missel Machado o aumento da arrecadação em anos anteriores, e o superávit de 2021 proporcionaram os investimentos em educação nesse início de fevereiro.
— Quando dá tudo certo, vai sobrando um dinheiro na virada do exercício fiscal, e o prefeito pode fazer investimentos além do trivial, como pagamento de salários e compra de merenda, e investir nas escolas.
As melhorias são comemoradas pela atual diretora da primeira creche de São Chico. A frente da "Vó Benvinda" desde 2017, Silvana Castilhos Steyer acompanhou a implementação da escola infantil em 1996 e pode acompanhar todas as fases da educação municipal:
— A partir dos índices abaixo da média no Ideb, um trabalho coletivo de capacitação dos profissionais foi realizado. Os novos materiais vão contribuir muito para as nossas ações de cuidar e educar diariamente.